Todos os anos, a floresta portuguesa sofre com os incêndios, que consomem grande parte da nossa riqueza natural e têm graves consequências ecológicas e socioeconómicas.
A campanha “Portugal Chama” tem como objetivo alertar para os comportamentos de risco e sensibilizar a população a contribuir para proteger o país dos incêndios rurais.
O perigo é eminente e cabe a todos nós agirmos, limpando os terrenos, cuidando da terra e da floresta, realizando as queimas de forma correta, cadastrando os terrenos, protegendo as aldeias e alertando para situações de risco.
- Proteja a sua casa dos incêncios rurais
- Aldeia Segura Pessoas Seguras
- 10 passos para defender a sua casa dos incêndios florestais
O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana. Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.
- Folheto
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.
O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.
Crianças
Atualizar o separador dos sismos com o texto: “ Um sismo ou um terramoto é um tremor ou um “sacudir” que acontece quando grandes pedaços rochosos na superfície da Terra são fortemente deslocados. Estes podem acontecer devido a “falhas” na crosta terrestre e a sua intensidade poderá variar muito. Vem aprender o que fazer quando sentires um sismo:
https://www.aterratreme.pt/infantil/
- Folheto