A Educação Ambiental passam por formar indivíduos para que estes se preocupem com os problemas ambientais procurando a conservação e preservação dos recursos naturais com base na sustentabilidade.
Desta forma, esta ferramenta tenta despertar a consciência de que o ser humano faz parte do meio ambiente e depende da natureza de uma forma contínua. A Educação Ambiental é parte integrante da educação para a cidadania assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade.
O Município através da Estratégia de Educação Ambiental, pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental que, através de uma cidadania inclusiva e visionária, conduza a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta ambientalmente sustentáveis.
As atividades de sensibilização e educação ambiental propostas na Estratégia de Educação Ambiental englobam um programa de iniciativas que visam cativar a população, proporcionando momentos de aprendizagem e reflexão sobre diversos temas ambientais, apresentando um conjunto de atividades e projetos dirigidos aos Estabelecimentos de Ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social e à população em geral, promovendo o acesso à informação e às boas práticas ambientais com vista à alteração do paradigma civilizacional e de comportamentos que traduzam uma maior e melhor consciência ambiental.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O principal objetivo desta atividade foi fomentar o desenvolvimento de soluções mais verdes e sustentáveis, alinhadas com a promoção de uma economia circular assente na redução, reutilização, recuperação e valorização dos resíduos visando sempre que possível a otimização de recursos e na adoção de boas práticas.