O Município de Vila de Rei considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. A adoção de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) visa promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o município na linha da frente a nível nacional, no que diz respeito a estas matérias.
As projeções climáticas para o Município de Vila de Rei apontam, entre outras alterações, para uma potencial diminuição da precipitação total anual e para um potencial aumento das temperaturas, em particular das máximas no outono e verão, intensificando a ocorrência de verões mais quentes e secos. É projetado, ainda, um aumento da frequência de ondas de calor e de eventos de precipitação intensa ou muito intensa.
Estas alterações poderão implicar um conjunto de impactos sobre o território municipal bem como sobre os sistemas naturais e humanos que o compõem. Mesmo na presença de respostas fundamentadas na adaptação planeada aos cenários climáticos futuros, existirão sempre riscos climáticos que irão afetar o município em múltiplos aspetos ambientais, sociais e económicos. Torna-se por isso fundamental a análise, desenvolvimento e implementação de um conjunto coerente e flexível de opções de adaptação que permitam ao município estar melhor equipado para lidar com os potenciais impactos das alterações climáticas, bem como tomar partido de potenciais oportunidades.
O CONTEXTO
As alterações climáticas são hoje uma realidade inegável e a maior ameaça com que a Humanidade se depara.
É claro e notório que a interferência humana sobre o sistema climático está a ocorrer à escala global, com importantes impactos nos sistemas naturais e humanos.
A RESPOSTA
O Município de Vila de Rei está a desenvolver o seu Plano Municipal de Ação Climática (PMAC).
O PMAC Vila de Rei vem dar resposta às exigências legais impostas na Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro), que estipula que todos os municípios devem desenvolver um PMAC até 1 de fevereiro de 2024.
Este será o instrumento fundamental de planeamento da adaptação e mitigação das alterações climáticas em Vila de Rei .
A NOSSA VISÃO
"Consciencializar a sociedade civil sobre as Alterações Climáticas e os seus impactos na economia, no ambiente e na qualidade de vida das populações locais e promover a implementação de medidas de adaptação e de mitigação em articulação com as diferentes partes interessadas, com o propósito de construir um concelho de Vila de Rei equitativo, inclusivo e sustentável, que se assuma como um lugar-modelo para as pessoas viverem, trabalharem e disfrutarem“
O PAPEL DA COMUNIDADE
Queremos envolver todos os Vilarregensesno processo de adaptação e mitigação das alterações climáticas a nível local.
Esta ação começa em casa, com a adoção de práticas de redução dos consumos energéticos, promoção da eficiência hídrica, separação dos resíduos, adoção de padrões de consumo sustentáveis e de mobilidade sustentável e proteção dos recursos naturais.
É igualmente importante promover uma cidadania mais ativa, onde todos exercemos os nossos direitos e deveres cívicos, assumindo um papel proactivo na sociedade.
Queremos receber os contributos da população, agentes económicos, associações, organizações da sociedade civil e restantes partes interessadas. Queremos saber quais são as opções no âmbito da ação climática que, na sua opinião, devem ser prioritárias no Município de Vila de Rei.