Somos responsáveis pela recolha e transporte dos Resíduos Urbanos (RU) ou equiparáveis, produzidos no concelho de Vila de Rei. Este é um serviço fundamental e de extrema importância para a população, pois dele depende a salubridade e higiene pública do município.

1) Resíduos Indiferenciados
O que depositar?
Resíduos provenientes de habitações, bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, lhes sejam semelhantes (produzidos em estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde).
Onde depositar?
Deposite os seus resíduos indiferenciados nos contentores de proximidade. Estes resíduos devem ser devidamente acondicionados num saco bem fechado. Se o contentor que utiliza habitualmente estiver cheio, desloque-se ao mais próximo com capacidade para receber os seus resíduos.
2) Residuos Orgânicos ou Biorresíduos
O que depositar?
Resíduos biodegradáveis de espaços verdes, bem como os resíduos biodegradáveis alimentares e de cozinha das habitações, das unidades de fornecimento de refeições e de retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.
Onde depositar?
Este resíduos devem ser depositados nos contentores castanhos atribuídos para esse efeito. Em alternativa, podem ser depositados em compostores domésticos.
Qual o destino?
Os resíduos recolhidos são encaminhados, através da Valnor, para processo de compostagem.
3) Resíduos Recicláveis
O que depositar?
Embalagens de todos os produtos que são utilizadas para conter, proteger e movimentar tanto matérias-primas como produtos transformados, desde o produtor ao consumidor. Estão incluídas as embalagens de vidro, plástico, metal, papel/cartão e embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL).
Onde depositar?
Nos ecopontos de proximidade ou Centro de Receção e Transferência de Resíduos.
Qual o destino?
Os resíduos recicláveis depositados nos ecopontos são recolhidos pelo Município e depositados temporariamente no Centro de Receção e Transferência de Resíduos e posteriormente recolhidos pela Valnor até à Estação de Triagem de Avis, onde sofrem um processo de separação e, posteriormente, são encaminhados para empresas recicladoras, através da Sociedade Ponto Verde.
4) Resíduos Volumosos
O Município tem à disposição de todos os munícipes um serviço, totalmente gratuito, de recolha de objetos volumosos.
São considerados resíduos volumosos, os objetos volumosos fora de uso, provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensão não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha, como, por exemplo, mobílias velhas, sofás, frigoríficos, colchões, que não podem ser acondicionados dentro dos contentores e que, por isso, têm de ser recolhidos por viaturas especiais.
Com o intuito de clarificar e normalizar a utilização deste serviço, que se pretende tendencialmente universal e equitativo, mas também evitar abusos, definem-se de seguida as seguintes normas de funcionamento:
- Não é permitido colocar resíduos volumosos nos contentores destinados a resíduos urbanos.
- Os pedidos de recolha de resíduos volumosos por parte dos Munícipes devem ser feitos através do número de telefone 274 890 010, ou por e-mail para
ambiente@cm-viladerei.pt , indicando nome, contacto telefónico, morada e breve discrição dos objetos a recolher. - Após registo, o pedido fica “em agendamento” sendo o Munícipe posteriormente contactado pela equipa responsável para validação e agendamento da recolha.
- Este serviço é efetuado sempre que existam pedidos em número suficiente, pessoal e viatura disponível para o mesmo.
- As recolhas são sempre efetuadas no período entre as 8h até às 12h e das 13h até às 16h.
- Após validação, os resíduos são previamente colocados na via pública, de forma acessível à viatura de recolha, no dia e horário indicado, o mais próximo possível das habitações de forma a não impedir a livre circulação de viaturas e peões.
- Salvo alguma exceção previamente articulada pelo serviço social do Município, não é permitida a entrada dos trabalhadores do Município em habitações particulares.
- Compete ao Munícipe colocar e acondicionar devidamente os objetos a recolher em local acessível à viatura de recolha e separados por tipologia.
- Em alternativa, a deposição dos resíduos pode também ser feita gratuitamente no Centro de Receção e Transferência de Resíduos, localizado no Estaleiro Municipal de Vila de Rei entre as 8h até às 12h e das 13h até às 16h.
Qual o destino?
Os resíduos recolhidos são encaminhados, através da Valnor para a Estação de Triagem de Avis, onde sofrem um processo de triagem e valorização.
5) Resíduos Verdes
O que depositar?
Trata-se de resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, corte de relva e ervas.
Os seus detentores destes resíduos devem acondicionar e transportar para local acessível, à viatura de recolha, e de acordo com as indicações do Município e respeitar as seguintes condições:
- As ramagens das árvores devem ser atadas e não exceder os 0,5 metros de diâmetro e 1,5 metros de comprimento.
- Todos os resíduos verdes que não sejam passiveis de atar, tais como relva, aparas ou outros devem ser acondicionados em sacos devidamente fechados para evitar o seu espalhamento pela via pública.
- Quer os sacos, quer os molhos não devem exceder os 10 kg de peso isoladamente.
- Em alternativa, a deposição dos resíduos pode também ser feita gratuitamente no Centro de Receção e Transferência de Resíduos, localizado no Estaleiro Municipal de Vila de Rei entre as 8h até às 12h e das 13h até às 16h.
Qual o destino?
Os resíduos recolhidos são encaminhados, através da Valnor, para processo de compostagem.
6) Resíduos de Construção e Demolição
O que depositar?
Resíduos provenientes de pequenas obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição de edifícios e da derrocada de edificações, produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia.
Onde entregar?
Esta tipologia de resíduos poderá ser entregue e gratuitamente no Centro de Receção e Transferência de Resíduos.
Qual o destino?
Os resíduos de construção e demolição de pequenas obras recolhidos são recolhidos por um operador licenciado.
7) Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
O que depositar?
Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) são todos os resíduos, incluindo todos os componentes, subconjuntos e consumíveis que fazem parte integrante de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE), todos aqueles que estão dependentes de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para funcionarem corretamente, bem como os equipamentos para gerações, transferência e medição, dependo das mesmas correntes ou campos eletromagnéticos.
Onde entregar?
Esta tipologia de resíduo poderá ser entregue no Ponto Eletrão localizado no Centro de Receção e Transferência de Resíduos ou nas instalações dos Bombeiros Voluntário de Vila de Rei. Encontre o Ponto da Rede Eletrão mais próximo de si, em https://ondereciclar.pt/.
Qual o destino?
Os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos recolhidos são transportados para centros de tratamento, onde são separadas e passam por um processo de reciclagem e recuperação de componentes que podem ser utilizadas na produção de novos produtos.
8) Resíduos Têxteis
O que depositar?
Roupa usada, brinquedos, calçado e material escolar.
Onde entregar?
No concelho de Vila de Rei existem diversos contentores, onde a população pode colocar roupa usada, brinquedos, calçado e material escolar. Neste momento, encontram disponíveis para utilização, seis contentores, nos seguintes locais:
Um junto à Igreja de São João do Peso
- Um junto ao Mercado Municipal da Fundada
- Três no centro urbano de Vila de Rei
- Um no Centro de Receção e Transferência da Resíduos
Qual o destino?
O material depois de recolhido é triado e encaminhado para doação, valorização, reciclagem ou destruição.
9) Óleos Alimentares Usados
O que depositar?
Óleos de origem vegetal, resultantes da preparação de refeições.
Onde depositar?
Depois do óleo arrefecer, deverá coloca-lo numa garrafa ou garrafão de plástico, fechar a embalagem e depositá-lo no oleão mais próximo, existente na via pública. Atualmente, o Município dispõe de 12 pontos de recolha distribuídos pelos seguintes locais no Concelho:
- Junto ao Mercado da Fundada
- Loteamento Vale Galego
- Loteamento Vale Galego
- Lar Nossa Senhora da Graça
- Loteamento Vale do Grou
- Junto ao Centro de Saúde de Vila de Rei
- Ao pé do Restaurante A Toca do Coelho
- Junto à Capela de São Martinho
- Junto ao Mercado Vila de Rei
- Junto à Capela da Borda da Ribeira
- Junto à Igreja Matriz de São João do Peso
- Centro de Receção e Transferência de Resíduos
Qual o destino?
O óleo é recolhido e entregue num operador licenciado, que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais.
10) Pilhas e Acumuladores
O que depositar?
Todo o tipo de pilhas e acumuladores, independentemente da sua forma, peso, materiais constituintes ou utilização.
Onde depositar?
Podem ser colocadas nos pilhões ou Ponto Eletrão localizado no Centro de Receção e Transferência de Resíduos ou nas instalações dos Bombeiros Voluntário de Vila de Rei. Encontre o Ponto da Rede Eletrão mais próximo de si, em https://ondereciclar.pt/.
Qual o destino?
As pilhas e acumuladores recolhidos são transportados para centros de tratamento, onde são separadas e passam por um processo de reciclagem e recuperação de componentes que podem ser utilizadas na produção de novos produtos.
11) Óleos Lubrificantes Usados
O que depositar?
Todos os óleos industriais lubrificantes de base mineral, óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão e óleos minerais das máquinas, turbinas e sistemas hidráulicos.
Onde entregar?
No Centro de Receção e Transferência de Resíduos ou entidades protocoladas da SOGILUB – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda. Encontre o ponto de receção mais próximo de si no site da SOGILUB em https://www.sogilub.pt/pontosderecepcao/ .
Qual o destino?
Os óleos recolhidos são sujeitos a tratamento prévio e de seguida encaminhados para valorização em destino final devidamente autorizado, através de regeneração ou reciclagem.
12) Pneus Usados
O que depositar?
Pneus utilizados em veículos motorizados, aeronaves, reboques, velocípedes e outros equipamentos, motorizados ou não motorizados, que os contenham.
Onde entregar?
No Centro de Receção e Transferência de Resíduos ou num centro de receção da Rede Valorpneu. Encontre o centro de receção Valorpneu mais próximo si em https://www.valorpneu.pt/sistema-sgpu/rede-de-recolha/.
Qual o destino?
Os pneus usados são encaminhados, através da Valorpneu, para reciclagem, onde são são transformados em granulado de borracha, que é incorporado em pavimento ou mobiliário urbano. Em alternativa, podem ser encaminhados para valorização energética, sendo utilizados como combustível alternativo, para produção de energia, uma vez que possuem um elevado poder calorífico.
13) Medicamentos Fora de Uso
O que depositar?
Embalagens vazias e medicamentos fora de uso.
Onde depositar?
Colocar no contentor da VALORMED, existente na Farmácia Silva Domingos.
Qual o destino?
Estes resíduos são transportados através da VALORMED, para um centro de triagem, onde são separados, classificados e entregues a gestores de resíduos autorizados responsáveis pelo seu tratamento, designadamente, reciclagem e incineração com valorização energética.
14) Cápsulas de Café
O que depositar?
Cápsulas de café usadas.
Onde depositar?
Pode depositar esta tipologia de resíduos nos locais abaixo identificados, com contentores para deposição de cápsulas de café Dolce Gusto e Nespresso:
- Edifício Paços do Concelho;
- Centro de Receção e Transferência de Resíduos.
- Mercado Municipal de Vila de Rei.
Qual o destino?
As cápsulas serão separadas e desmanchadas, de forma a aproveitar todos os componentes para novas utilizações. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizado para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.
15) Rolhas de Cortiça
O que depositar?
Rolhas de cortiça.
Onde depositar?
Pode depositar esta tipologia de resíduos nos locais abaixo identificados, com contentores para deposição de rolhas de cortiça
- Edifício Paços do Concelho;
- Centro de Receção e Transferência de Resíduos.
O Centro de Receção e Transferência de Residuos de Vila de Rei localiza-se no estaleiro Municipal e permite à população, empresas e superfícies comerciais entregar gratuitamente grandes quantidades de resíduos para reciclagem.
Horário de funcionamento
Segunda-feira a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h até às 16h
Resíduos aceites
- Papel/cartão
- Vidro
- Plástico
- Resíduos verdes
- Pneus
- Lâmpadas
- Pilhas e baterias
- Equipamento elétrico e eletrónico
- Monos/monstros
- Sucata metálica
- Madeira
- Resíduos de construção e demolição
- Óleos alimentares usados
- Rolhas de cortiça
O Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PAPERSU) de Vila de Rei foi aprovado, por unanimidade, em Assembleia Municipal no dia 1 de fevereiro de 2024.
Com um horizonte temporal até 2030 e um investimento previsto de 3,8 milhões de euros, o plano pretende identificar e definir os projetos e iniciativas a implementar para potenciar uma correta separação e valorização dos resíduos.
No total, estão previstas 12 medidas que pretendem mudar comportamentos e transformar a prestação do serviço, com incremento da reciclagem e da redução no envio de resíduos para aterro, numa perspetiva de economia circular, em que os resíduos são encarados como um recurso e não como desperdício.
A estratégia e ações descritas no PAPERSU visam dar cumprimento ao Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2023, de 24 de março e ao disposto no Regime Geral de Gestão de Resíduos, que se traduzem em medidas a adotar para cumprimento das ambiciosas metas ambientais europeias até 2035.
Relembrando, que as Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são consideradas “muito exigentes”. A Meta da Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa.
Deste modo, prevê-se um acompanhamento e uma monitorização contínua do sistema, transversal a todas as medidas e ações previstas no PAPERSU, com vista a melhorar o desempenho de forma progressiva do Município, e a assegurar a qualidade do serviço prestado.
- Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 de Vila de Rei
Num momento em que Portugal se encontra em grandes dificuldades para garantir o cumprimento de exigentes metas comunitárias de 55% de preparação para reutilização e reciclagem já em 2025, o Município de Vila de Rei subscreveu o compromisso Zero Resíduos, no âmbito de uma certificação à escala europeia promovida pela organização europeia sem fins lucrativos Mission Zero Academy (MiZA), impulsionada pela Zero Waste Europe e pela ZERO, à escala nacional.
Com este compromisso, o Município pretende, até 2030, prevenir a produção de resíduos, promovendo a reutilização, a compostagem doméstica e compostagem comunitária, bem como um sistema de recolha seletiva mais eficaz e eficiente. Com esta abordagem, os cidadãos serão corresponsáveis pela gestão de resíduos de proximidade e empenhar-se-ão ativamente na promoção da reciclagem, com enfoque na redução da produção de resíduos indiferenciados.
Os objetivos de Vila de Rei para este compromisso são:
- reduzir a quantidade de resíduosurbanos indiferenciados para 100 kg por habitante por ano;
- reduzir a quantidade total de resíduosproduzidos para 334 kg por habitante por ano;
- recolher seletivamente 85% dos resíduosrecicláveis.
Para além dos objetivos citados, o Município irá promover a compostagem doméstica, bem como diversas ações de prevenção da produção de resíduos e de incentivo à reutilização.
A Valnor disponibiliza um novo serviço de contacto e apoio aos cidadãos da sua região – a Linha da Reciclagem, um serviço de atendimento PÚBLICO, GRATUITO e NACIONAL que foi criado para dar respostas eficazes ao cidadão, nomeadamente para responder às dúvidas, pedidos de informação, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviço relacionados com a recolha e tratamento de resíduos urbanos.
Este novo serviço da Valnor, dá resposta aos 25 municípios, sendo Vila de Rei um deles, e tem disponíveis os seguintes contactos:
- Telefone Gratuito: 800 911 400
- Site: www.linhadareciclagem.pt
- E-mail:
atendimento@linhadareciclagem.pt
A linha de atendimento funciona das 9h00 às 20h00, e do outro lado da linha encontrará operadores experientes que o vão ajudar com todas as dúvidas e questões relacionadas com os resíduos e recursos que gerimos todos os dias.
Para mais informações sobre essa iniciativa, consulte o site www.linhadareciclagem.pt
