As águas residuais são as águas que depois de serem utilizadas transformam-se em águas poluídas. Estas águas resultam da utilização humana, tanto doméstica como comercial ou industrial, e devido ao seu conteúdo em compostos poluentes indesejáveis necessitam de tratamento para minimizar os impactos na saúde humana, nos cursos de água e em todo o meio ambiente envolvente.
O sistema de drenagem de águas residuais urbanas existente, contempla as seguintes etapas:
- Recolha: A água depois de utilizada, origina águas residuais , que têm de ser recolhidas e transportadas através de uma rede de coletores, denominada rede de drenagem.
- Rede de Drenagem de Águas Residuais: Conjunto de coletores, estações elevatórias que asseguram o encaminhamento a destino final das águas residuais urbanas provenientes das residências e serviços.
- Tratamento: A estação de tratamento de águas residuais urbanas é uma infraestrutura na qual as águas residuais urbanas são sujeitas a diversos processos de tratamento por forma a reduzir as características que as tornaram poluentes.
- Descarga: As águas residuais tratadas são descarregadas no meio recetor, em condições ambientalmente seguras, isto é, sem poluírem o meio ambiente.
- Reutilização: As águas residuais urbanas após tratamento nas estação de tratamento de águas residuais, podem igualmente ser reutilizadas.
Presentemente, o Município possui em funcionamento, sete sistemas autónomos de drenagem e tratamento de águas residuais. As infraestruturas existentes afetas ao Sistema de Saneamento de Águas Residuais do Município são as seguintes:
- Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR): 6
- Fossa Sética Colética: 1
- Estações Elevatórias: 7
- Comprimento Total de Coletores: 59,76 Km