No âmbito da aplicação da sua política de Juventude, o Município de Vila de Rei reconhece nos jovens um forte capital de esperança, com grande potencial criativo e gerador de mudança de mentalidades e de modernização do concelho.
O Município oferece uma política virada para a Juventude, apresentando soluções para os seus problemas, necessidades e anseios com a tomada de decisões que conduzam à resolução cabal dos mesmos, envolvendo-os na planificação, preparação e execução das iniciativas a eles dirigidas, constituindo-se parte ativa.
Desenvolver uma boa política de Juventude implica a participação ativa e cívica dos jovens e das Associações Juvenis na vida social, cultural e económica do concelho, definindo políticas transversais basilares de operacionalização e integração que fortaleçam a confiança entre o poder local e os jovens.
Pretende-se, assim, com os jovens e pelos jovens, fomentar um investimento real na construção de um futuro com qualidade de vida, aproveitando o espírito de solidariedade, dinamismo e espírito crítico de que são detentores os jovens.
Município Amigo da Juventude
A Câmara Municipal de Vila de Rei integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude e foi distinguido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) como “Município Amigo da Juventude”. Vila de Rei foi assim galardoada com a entrega da Bandeira e do Selo de ‘Município Amigo da Juventude’ na categoria de quatro estrelas, por ter cumprido com sete dos nove critérios existentes para a atribuição desta distinção.
A entrega da bandeira de “Município Amigo da Juventude” é visto pelo executivo como um enorme orgulho e que vem reforçar o compromisso de impulsionar as melhores políticas locais ao serviço dos jovens e na criação de novas políticas amigas da juventude.