O Instituto de Conservação de Natureza e das Florestas, com o apoio do Município de Vila de Rei, procedeu recentemente à instalação de armadilhas multifunil para a captura do inseto-vetor (longicórnio do pinheiro) que transmite a doença do nemátodo da madeira do pinheiro, em locais onde existem árvores com sintomas da doença.
O nemátodo é um verme microscópio, transmitido através de um inseto-vetor, com um elevado potencial de mortalidade para o pinhal. O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais suscetível ao ataque de outras pragas. A dispersão da doença está limitada à altura e capacidade de voo dos insetos (entre abril e outubro).
As armadilhas instaladas atraem o inseto-vetor transmissor da doença através de feromonas, retendo posteriormente os insetos. Estes atrativos terão de ser mudados frequentemente para manterem a eficácia das armadilhas.
O Município de Vila de Rei apela à população que não retire ou toque nas armadilhas, de modo a não interferir na eficácia das mesmas.