Vila de Rei comemorou esta sexta-feira, 19 de setembro, os 740 anos da atribuição do Foral por D. Dinis, que elevou a localidade a concelho. As celebrações incluíram uma sessão solene, entrega de distinções honoríficas, apoios à fixação de população, bolsas de estudo e momentos de convívio com a comunidade, onde mais uma vez foi oferecido o almoço e transporte gratuitos a aproximadamente 750 habitantes inscritos.
Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo César, destacou o percurso de desenvolvimento do concelho, contrariando a imagem de isolamento que o hino concelhio sugere. Lembrou figuras como a piloto do Dakar, empresária de sucesso, e o deputado Ricardo Aires como exemplo da projeção nacional dos Vilarregenses.
Foi também realçada a posição de Vila de Rei entre os três concelhos que mais reduziram o índice de envelhecimento populacional, reflexo da aposta na fixação de população, com incentivos diretos atribuídos durante a manhã.
Este ano foram atribuídos 9 Apoios à fixação, 7 Apoios ao casamento e união de fato e 24 Apoios ao nascimento.
Foram também entregues 12 Bolsas de Permanência Vila de Rei +, 23 Bolsas de Mérito do Percurso Escolar e 2 Bolsas de Estudo do Ensino Superior.
A Medalha de Bons Serviços do Município de Vila de Rei, Grau Prata, foi entregue ao funcionário José da Silva Dias.
Paulo César aproveitou ainda a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, para apelar à rápida concretização do contrato-programa necessário à requalificação do auditório municipal e do Salão Nobre. Em resposta, o Secretário de Estado garantiu
Em resposta, Silvério Regalado atribuiu o atraso à burocracia e, garantiu que a assinatura e homologação do referido Contrato Programa, estará por dia.
A tarde ficou marcada pela atribuição de bolsas de estudo, mérito e permanência, num claro reforço da aposta na juventude e no futuro do concelho.