
Na sequência da passagem da tempestade Kristin pelo concelho de Vila de Rei, continuam a decorrer, no terreno, diversos trabalhos com o objetivo de minimizar os seus efeitos e restabelecer a normalidade no território.
O ponto de situação registado ao final do dia 31 de janeiro de 2026 é o seguinte:
- O fornecimento de energia elétrica encontra-se restabelecido em cerca de 90% do território concelhio, subsistindo ainda alguns constrangimentos em determinadas localidades. Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que o serviço seja reposto com a maior brevidade possível;
- Os serviços de telecomunicações encontram-se em fase de reposição, nomeadamente o serviço de fibra ótica;
- O abastecimento de água foi totalmente restabelecido;
- O acesso a todas as aldeias do concelho encontra-se assegurado;
- Várias equipas de funcionários do Município estiveram no terreno a desenvolver trabalhos em diferentes áreas, nomeadamente na desobstrução de vias, limpeza e beneficiação dos estabelecimentos de ensino, bem como na identificação e acompanhamento de pessoas desalojadas, isoladas ou em situação de maior vulnerabilidade;
- Equipas de voluntários colaboraram ativamente na limpeza das vias;
- Diversas entidades continuam no terreno a trabalhar para o restabelecimento pleno da normalidade dos serviços em todo o concelho.
Registaram-se 12 pessoas evacuadas, por não reunirem condições de segurança para permanecerem nas suas habitações.
Durante a tarde de hoje, o concelho de Vila de Rei recebeu a visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo César. No encontro, foram partilhadas as adversidades vividas no concelho em resultado da tempestade Kristin, bem como as principais preocupações relacionadas com a recuperação dos estragos verificados. O Senhor Presidente da República visitou a empresa VidroRei, onde constatou os danos provocados, tendo ainda percorrido várias ruas da sede de concelho, observando in loco os prejuízos causados.
Caso as condições meteorológicas não originem novos danos, prevê-se que os estabelecimentos de ensino — Creche Municipal, Jardim de Infância Municipal e Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal — retomem o seu funcionamento a partir de segunda-feira, assim como os serviços municipais. Os trabalhos de limpeza continuarão a decorrer nos próximos dias.
O Município de Vila de Rei agradece a todos os voluntários, cidadãos e empresas que têm prestado apoio aos seus vizinhos e às pessoas mais afetadas, bem como a todos os que colaboraram na limpeza das vias públicas.
É igualmente reforçado o agradecimento a todas as entidades envolvidas na recuperação dos estragos e que permanecem no terreno, nomeadamente os serviços municipais, os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, os Bombeiros Voluntários de Penamacor, a Guarda Nacional Republicana, a E-Redes, as empresas concessionárias e de telecomunicações, os sapadores florestais do Município, a Florezêzere, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, entre outros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de precipitação para a próxima semana em todo o território continental, com início já a partir de amanhã, prevendo-se chuva intensa e persistente, com maior incidência nas regiões Norte e Centro.
O Município de Vila de Rei alerta ainda para a eventual presença de indivíduos mal-intencionados que, aproveitando-se da situação, possam oferecer ajuda ou serviços falsos, apelando à população para que esteja especialmente atenta e denuncie qualquer situação suspeita às autoridades competentes

