As AIGP, são áreas onde se pretende fazer uma gestão conjunto de todos os terrenos, com o apoio e participação dos proprietários, coordenada pela entidade gestora “Pinhal Natural”, de forma a obter uma área mais protegida contra incêndios, bem como, permitir uma maior rentabilização do potencial do terreno por ter um melhor ordenamento / gestão.
Nesta senda, já foram promovidas uma primeira série de reuniões com os proprietários para esclarecimento de dúvidas e divulgação das AIGP existentes no concelho e realizadas nas seguintes localidades: Boafarinha, Lousa, Vilar do Ruivo, Casais de Baixo, Borda da Ribeira, Aivado, Fundada, Vale das Casas. Tendo as mesmas decorrido nos meses de abril e maio.
Assim, o Município de Vila de Rei, em parceria com a Pinhal Natural, tendo intenção de continuar com a informação à População irão realizar mais duas sessões de divulgação e esclarecimento sobre as Áreas Integradas de Gestão de Paisagem (AIGP), já constituídas e aprovadas no concelho. Terão estas lugar no próximo dia 13 de setembro, pelas 18h30, na Associação de Moradores do Lavadouro, e no dia 14 de setembro, pelas 18h30, na sede da ACRD do Milreu.
Os proprietários, que aderirem a estas AIGP, tem os seguintes benefícios:
- Apoios para o investimento nas áreas próprias e para a sua manutenção;
- Apoio técnico à gestão;
- Apoios anuais do Fundo Ambiental, durante 20 anos;
- Possibilidade de delegar a gestão dos terrenos à entidade gestora, com recebimento de uma renda.
No entanto, em alternativa ao ponto anterior, pode manter a gestão própria dos seus prédios, mas respeitando a proposta da AIGP.
Enquanto proprietário, apelamos à sua participação ativa.