Em cumprimento do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº152/2017, de 7 de dezembro, o Município de Vila de Rei elabora anualmente um Plano de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), o qual é submetido à aprovação da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR).
Este programa de controlo tem como objetivo comprovar a qualidade da água para consumo humano e, assim, detetar, em tempo útil, eventuais anomalias de modo a permitir que sejam postas em prática medidas preventivas e/ou corretivas eficazes.
Posteriormente é realizado o controlo analítico da água para consumo humano nas datas, locais e para os parâmetros previstos.
As análises realizadas visam determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos no Decreto-Lei referido e subdividem-se em três grupos:
- Controlo de Rotina 1 (CR1): Compreende os parâmetros microbiológicos. É aquele em que os parâmetros têm de ser analisados mais frequentemente pois os eventuais perigos para a saúde pública são mais imediatos no caso de contaminação microbiológica;
- Controlo de Rotina 2 (CR2): Engloba os parâmetros organoléticos e de natureza físico-química;
- Controlo de Inspeção (CI): As análises deste grupo são feitas em menor número e em intervalos de tempo mais espaçados e incluem parâmetros microbiológicos, organoléticos e de natureza físico-química.
Como pontos de amostragem são selecionadas torneiras normalmente utilizadas para o consumo humano, para que as amostras colhidas sejam representativas da qualidade da água fornecida, tendo em consideração as características da rede de distribuição.
Assim, trimestralmente, de forma a manter os munícipes informados acerca da qualidade da água que consomem o Município de Vila de Rei publicita através de editais os resultados obtidos no controlo analítico da água para consumo humano.
Controlo analítico de 2023:
Controlo analítico de 2022:
Controlo analítico de 2021:
Controlo analítico de 2020:
Controlo analítico de 2019: