Património Cultural

Fazedores da Mudança

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No âmbito das Linhas Orientadoras de Acção definidas anteriormente, importa assim considerar para o Plano de Ação de 2023 as seguintes ações prioritárias, entre outras que possam vir a surgir no fluir da Vida:


Eixo 1. Silêncio
Nutrir a mudança em Nós. ☺


Eixo 2 . Auto-Suficiência e Equilíbrio + Eixo 3. Comunicação
Basicamente, implementar o preconizado na candidatura realizada para a reconstrução da Casa de Pax e desenvolvimento dos projectos-chave:


Designação Orçamento
Casa de Pax – O Silêncio por detrás do Silêncio
- Realização de Campanhas de apoio financeiro/ material e desenvolvimento de atividades para pagamento de empréstimos e recheio da Casa;
- Definição de programa estruturante associado para o acolhimento, organização e funcionamento, comunicação e divulgação;
- Definição de projetos associados com plano de ação específico – incluindo “A Escola vai à Aldeia” e “Academia de Líderes, Guardiões do Planeta” -, a funcionar em pleno a partir de janeiro de 2024 e tendo em consideração o compromisso assumido, no âmbito do Contrato de Comodato;
- Criação de conteúdos e atualização do website da Associação;
- Apresentação pública da Casa de Pax e programa associado.
15.000€ + dádiva

 

Património Natural e Cultural | Regenerar os Solos e Plantar Água: Uma Experiência em Água Formosa.
- Edição de 100 CD com Cantares de outros tempos de Vila de Rei - Cuidar dos Solos e das Hortas
550€ + dádiva

 

«Tachos e Panelas! Natureza Comestível e Alimentação Saudável em Vila de Rei».

 

- Ebook Plantas para Petiscos Comestíveis (atualização)

 

- Fichas Receitas sustentáveis para a Casa de Pax (atualização)
1000€ + dádiva

 

«Isabelinhas»: à descoberta de um doce saber mais saudável e sustentável» - Workshop Doces sem ovos – (300€ + dádiva) - Iniciativa Colaborativa para a criação da receita dos Isabelinhas
400€ + dádiva

 

Associação Fazedores da Mudança: Um novo ciclo
- Criação e implementação de um programa para o incremento de um outro modelo de governança da associação, corresponsabilidade e participação mais ativa e comprometida;
- Campanha para novos Amigos e Associados;
- Apoio ao Evento “Wastewater Reuse – This is how we do it!”, em Fevereiro 2023;
- Participação nas iniciativas da ANIMAR, do Município e Junta de Freguesia de Vila de Rei;
- Participação em projetos transversais e iniciativas diversas, no plano nacional e internacional.

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais

Logo ADRC Estevais

Fundada a 12-12-2014

O seu objetivo social é desenvolver e promover eventos recreativos, culturais, sociais e atividades desportivas de lazer. Criar e divulgar convívios entre sócios e a população. Realizar atividades de apoio social para pessoas idosas com e sem alojamento. Intervir, como parceiro social, junto de autarquias, autoridades e outras instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício dos direitos e promoção dos valores fundamentais da pessoa humana.

MORADA:

Rua da Sobreira, N.º 17

Estevais

6110-126 Vila de Rei

CONTACTOS:

André Alves - 913 477 622

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

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Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 06/01/2019 para o quadriénio 2019-2022:

ASSEMBLEIA-GERAL:

Presidente – Carlos Alberto Dias da Silva

1º Secretário - Diogo Gaspar Dias

2º Secretário - Telma Martins Dias Novo

DIREÇÃO:

Presidente – André Filipe da Silva Alves

Vice-Presidente – Carlos Manuel Gaspar da Silva

Tesoureiro - Augusto António Dias

1º Secretário - Filipe Nuno Dias da Silva

2º Secretário - César Daniel Marques Dias

Vogais:

Fernando Dias Vicente

José António Marques Dias

Suplentes:

Isidro Antunes Alves

Jorge Manuel da Silva Coelho

Manuel Alves Martins

Pedro Jorge Marques Dias

Rafael Coelho Alves da Silva

Martinho Marques Dias

Diogo Miguel Gaspar da Silva

CONSELHO FISCAL:

Presidente – Cristina Isabel Dias Alves

1º Secretário – Paulo Alexandre Alves Martins

2º Secretário - João Carlos da Silva Zeferino

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  • 19 de fevereiro - participação no Desfile de Carnaval
  • 30 de abril - participação no Festival de Sopas e Petiscos
  • 19 a 22 de maio - Festa anual em honra de S.ª Sr.ª de Fátima
  • 30 de julho - Passeio de Motorizadas e Motos Clássicas
  • 3 de setembro - Passeio de Tratores Agrícolas
  • 18 de novembro - Caminhada Noturna / Magusto com convívio dos sócios

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 79 (JULHO DE 2015)

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Quando foi criada a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais e quais os seus objetivos?

R: A Associação foi constituída no dia 12 de Dezembro de 2014, por 19 sócios fundadores. Pretendemos desenvolver e promover eventos recreativos e culturais, atividades desportivas de lazer e realizar convívios que visam recuperar as tradições e costumes da nossa terra, bem como a sua história. Outro dos nossos objetivos é sermos reconhecidos como um parceiro social, da Autarquia, das Juntas de Freguesia, das instituições e de outras entidades. Estamos disponíveis para colaborar sempre que for necessário e no que estiver ao nosso alcance.

Que projetos e atividades tem a Associação vindo a desenvolver?

R: Estamos a recuperar a Antiga Escola Primária. Este espaço foi-nos cedido pelo Município para a sede da nossa Associação, mas precisa de algumas obras de melhoramentos para criarmos as condições mínimas para os nossos sócios e para a população em geral. Neste momento o nosso projeto prioritário é angariar fundos e apoios para essas obras. Gostamos de participar em todas as atividades que nos são propostas e, neste curto período de existência, estivemos no desfile de Carnaval, em que participamos com 3 grupos e ganhamos o 1º lugar na categoria Grupo com Carro, e estivemos presentes na organização da matança do porco, inserida no Mercado Medieval. Além de respondermos aos desafios propostos também desenvolvemos as nossas próprias atividades. No dia 20 de Junho organizámos o 1º Passeio Pedestre - a Rota das Azenhas - onde juntámos cerca de 150 pessoas. Estamos também a trabalhar no 1º passeio de BTT e em novos eventos e ideias para dinamizar a aldeia e o Concelho.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: Para a realização das atividades contamos com a ajuda e apoio da população, dos sócios, que pagam as suas quotas e disponibilizam o seu tempo para estarem presentes na organização dos eventos e ajudar na sua realização. Temos também o apoio do Município, que é fundamental para podermos concretizar as nossas atividades e conseguir levar a cabo as obras da nossa sede.

Que projetos tem a A.D.R.C. dos Estevais previstos para o futuro?

R: Em 2016, nos dias 6, 7 e 8 de Maio, vamos realizar a tradicional festa de arraial na aldeia dos Estevais, a qual já não realiza desde 2002. Um dos projetos que gostaríamos de ver concluído, a médio prazo, é a criação de um parque infantil moderno dentro das normas de segurança, junto à sede. o mesmo já existiu há alguns anos, enquanto funcionava o Jardim de Infância na nossa aldeia. Neste momento ainda se encontram alguns equipamentos velhos que não funcionam devidamente e outros que foram já retirados pois colocavam em causa a segurança dos utilizadores.

Ass. André Alves

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Casa do Povo de São João do Peso

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Alvará da Casa do Povo, atribuído em 13 de Maio de 1935.

Morada

Rua Manuel Farinha Portela, nº 1
6110 – 055 São João do Peso

Contactos

Francisco Delgado Brás - 964 069 812

Maria de Lourdes – 274 866 941

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

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ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente - Martinho Mendes de Oliveira
Secretário - José Ribeiro Martins
2º Secretário - Francisco José de Moura Dias

CONSELHO FISCAL

Presidente - Rogério Paulo Lopes Castanheira Da Silva
Relator - Manuel Delgado Brás
Vogal - José Eduardo Gaspar Martins

DIREÇÃO

Presidente - Francisco Delgado Brás
1º Vice-Presidente - Maria de Lourdes de Oliveira Brás
2º Vice-Presidente - Paulo Manuel Santos Farinha
2º Secretário - Artur Nunes de Oliveira
2º Tesoureiro - Maria do Rosário Pombo Martins Cavalheiro
1º Vogal - João de Oliveira Alves
2º Vogal- Abílio da Silva Alves
- Rogério Paulo Lopes Castanheira da Silva
- José Eduardo Gaspar Martins

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Cultura de um Povo

Logo CulturadeumPovo

Representante: Telmo Martins

Contacto: 961865505

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Morada de entrega de correspondências: Via email ou Edifício do CIES, Gabinete 1, Zona Industrial do Souto, Vila de Rei.

A associação tem como fim o desenvolvimento cultural e desportivo da região e do concelho de Vila de Rei. Sendo que irá contar com várias atividades anuais de forma a demonstrar a cultura tradicional e a recolha de tradições e ofícios.
Desenvolver atividades de carácter recreativo (poesia, cinema, arte, fotografia, música e arte) e cultural, ao nível da recolha de património cultural (usos, costumes, tradições, histórias de vida e outros objetos de âmbito cultural local), organização de atividades de teatro e música tradicional e regional.
Desenvolvimento de oficinas artísticas e literárias. Com criação de peças de teatro, oficinas de pintura, literatura e escrita criativa.

PLANO DE ATIVIDADES

Associação da Ribeira

Logo Ribeira
Morada

Ribeira
6110-022 Fundada - Vila de Rei

Os festejos em honra do Senhor Jesus dos Milagres, após um interregno de vários anos começaram a realizar-se, concretamente nos anos de 2010 e 2012.
Pretendeu-se desta forma dar um contributo para dinamizar a Comunidade Paroquial e simultaneamente dar continuidade ao evento mais importante da nossa povoação em honra do seu Padroeiro.

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Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 27 de junho de 2020, foram eleitos os corpos sociais para o biénio 2020-2022:

Assembleia-Geral

Presidente: Helena Isabel Assunção Mendes
Secretário: Luís Manuel Batista da Silva
Vogal: Virgínia Maria Pedro Mateus

Direção

Presidente: Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda
Tesoureiro: Célia Margarita Guilherme Antunes
Secretário: Horácio Alves Dias Mendes

Vogal: Abílio Dias Cardiga

Vogal: Carlos Alberto Oliveira dos Santos

Conselho Fiscal

Presidente: José Maria Nunes Cardiga
Secretário: Jorge Antunes Miranda
Redator: Diamantino Nunes Mateus

Suplente: Ana Inês Silva Marcelino dos Anjos Farinha

Suplente: Ana Catarina da Silva Guilherme

 

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  • 14 de junho - Passeio Pedestre 'Por Montes e Moinhos'
  • 20 de setembro - Passeio Convívio
  • 25 novembro - Magusto

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 80 (DEZEMBRO DE 2015)

Quando foi criada a Associação da Ribeira e quais os seus objetivos?

R: A Associação da Ribeira fez o seu registo notarial em 17 de Março de 2014 e desenvolve as suas atividades dentro do âmbito desportivo e recreativo.

Mas antes de se formar a Associação, em Fevereiro de 2010, foi constituída uma comissão que tinha como objetivo a organização dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da aldeia, Senhor Jesus dos Milagres, os quais já não se realizavam desde o ano 2000.

A comissão, tendo em consideração o enorme acolhimento demonstrado ao reactivamento dos festejos, achou que deveria dar continuidade aos mesmos de dois em dois anos. Pensámos também desenvolver outras atividades durante o ano que mantivessem aceso o espirito de união e participação entre a população da Ribeira.

Para tal, e após uma reunião com todos os habitantes da aldeia, foi votado por unanimidade uma lista que deu origem aos atuais Corpos Gerentes.

Que projetos e atividades tem vindo a desenvolver?

R: A Associação, desenvolveu durante o ano de 2015 várias atividades, como o Convívio dos Reis, em Janeiro, um Passeio Pedestre, em Abril, uma Sardinhada em Junho e, recentemente, o Magusto em Novembro.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: A Associação subsiste com os apoios que a Câmara de Vila de Rei atribui, assim como a Junta de Freguesia da Fundada. Para além disso temos, nas iniciativas que levamos a cabo, conseguido alguns fundos.

Que projetos tem a Associação previstos para o futuro?

R: Além de dar continuidade ao plano de atividades que iniciámos em 2015, em 2016 contamos também realizar em Julho a festa em Honra do Padroeiro da Aldeia, assim como apoiar, caso nos seja solicitado, as iniciativas que a Câmara Municipal de Vila de Rei irá levar a cabo.

Ass. Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda

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Contactos

Morada: Praça Família Mattos e Silva Neves, 6110-174 Vila de Rei
Telefone: 274 890 010
(Chamada para rede móvel nacional)
E-mail: geral@cm-viladerei.pt

Localização

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