Património Cultural

Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Aivado

logotipo aivado

A Sede da associação é composta por um salão com cerca de 150 m2, uma cozinha com 50m2, um escritório com 15m2, casas de banho masculinas e femininas e ainda uma arrecadação.

Vindo de Vila de Rei, a associação está situada à entrada da nossa povoação do Aivado no lado esquerdo… bem no centro do vale.

Até ao presente a associação tem cerca de 310 sócios.

MORADA

Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Aivado
Rua da Associação – Aivado
6110-155 Vila de Rei

CONTACTOS

Tlf - 274 898 664 ou 919 137 620
Por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://www.facebook.com/associacao.aivado?fref=ts

Pessoa Responsável: Sr. Pedro Farinha

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Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse em 2022 para o biénio 2022-2024:

Assembleia-Geral

Presidente – João Paulo Dias Alves
1.º Secretário – Sandra Dias
2.º Secretário – Arlindo Vicente

Direção

Presidente – Pedro Jorge de Pinho Farinha
Vice-Presidente – Manuel Dias Alves
Secretária – Mafalda Isidro
Tesoureiro – Diamantino Prior Nunes
Vogal – João Silvestre Alves Dias

Vogal - David António

Vogal - José Ventura

Conselho Fiscal

Presidente – Joaquim Duarte Farinha Isidro
Secretário – Nathalie António
Relator – Gina Marques

{tab Plano de Atividades 2023|blue}

A nossa Missão é criar um plano de atividades que venha ao encontro do que a nossa população procura, contando com a disponibilização dos nossos meios humanos, financeiros e materiais necessários para a realização das atividades.

Os nossos Objetivos são a satisfação dos nossos sócios e dos participantes em geral, proporcionando momentos de lazer com vista a incrementar os hábitos de participação da população na prática Recreativa, Cultural e Desportiva, promovendo-a de forma regular, continuada, e com níveis de qualidade elevados, inserida num ambiente natural, seguro e saudável.


Plano de Atividades – 2023

Atividades desportivas:

  • 26.º Torneio de Snooker – (19 de março)
  • 26.º Torneio de Pesca da sexta-feira santa – (7 de abril)
  • 26.º Passeio Pedestre “Grandes Rotas – GR do Zezere” – (23 abril)
  • AirSoft War Games – AWG 2023 (21 de maio)
  • 26.º Torneio de Paintball – Inter Associações – (18 de junho)
  • 26.º Caça ao Tesouro – (23 de julho)
  • 1ª Concetração Motard - Motards do Centro de Portugal
  • Orientação Noturna – (FEQM)
  • Torneio de Chinquilho ou Sueca – (FEQM)


Atividades recreativas:

  • Festa do 26.º Aniversário – (23 abril)
  • Festa do 10º aniversário da equipa da C.I.A. - (30 de abril)
  • “Trocas e Baldrocas” – Garage Sale – (junho)
  • Festa do 1º aniversário Motards do Centro de Portugal (2 de julho)
  • Tasquinha – Feira de Enchidos, Queijo e Mel – (julho/agosto)
  • Passeio de Pais Natal - Motards do Centro (17 de dezembro)


Atividades culturais:

  • Trilho dos Pescadores na Costa Vicentina - 15 etapas

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 62 (DEZEMBRO DE 2009)

Há quantos anos existe a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Aivado e quantos sócios tem?

R: Ora bem, segundo conta a historia, a nossa associação foi fundada no dia 25 de Abril de 1997 (há 12 anos) mas o seu percurso começou muito antes desta data. Inicialmente terá sido criado uma comissão de festas entre os residentes (quem não se lembra das grandes festas do Aivado?) para angariar fundos para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem. Posteriormente com a entreajuda de toda a população do Aivado, lançou-se a ideia de avançar na construção de um espaço físico com o objectivo de beneficiar a Festa do Aivado, que rapidamente ganhou andamento para se erguer numa instituição sem fins lucrativos, a A.R.C.D. do Aivado.
Neste momento contamos com cerca de 250 sócios efectivos oriundos de varias partes do nosso pais inclusive no estrangeiro, mas todos eles com uma característica em comum, uma grande afinidade (residentes, familiares, amigos, etc) a nossa pequena aldeia do AIVADO.

Quais os apoios que a Associação tem recebido?

R: Relativamente a este assunto, temos os apoios monetários, todos nós sabemos que e muito difícil uma associação sem fins lucrativos sobreviver neste meio sem os mesmos, pois para conseguir fazer face a varias despesas que temos, contamos com a ajuda das receitas de uma quota anual muito simbólica dos nossos associados, organizamos varias actividades recreativas desportivas e culturais e contamos ainda com uma ajuda muito significativa de instituições publicas como tem sido o caso da Autarquia de Vila de Rei e da Junta de Freguesia de Vila de Rei, pois sem estas ajudas, seria muito complicado poder levar para a frente o nosso plano de actividades que temos vindo a encarar como o cumprimento de um objectivo.
Não nos podemos esquecer do grande apoio da população do Aivado, (Residentes e Familiares) pois sem eles este projecto nunca teria avançado, por isso fica aqui o meu agradecimento publico a todos eles..bem hajam!!

Que acções têm sido desenvolvidas pela A.R.C.D. do Aivado?

R: Desde o início do meu estatuto como presidente desta associação (Junho de 2006), que já realizamos cerca de 50 actividades onde conseguimos mobilizar cerca de 2500 pessoas (Sócios e não Sócios)
Entre estas actividades fica de destacar a nossa presença todos os anos na Feira de Enchidos Queijo e Mel com uma Tasquinha de Comes e Bebes, a comemoração dos nossos aniversários para os nossos sócios gratuitamente, passeios pedestres, passeios de BTT, Passeios de Todo o Terreno, Torneios de PaintBall, Torneios de Sueca, Chinquilho, Damas, Snooker, Matrecos e Ping-Pong, e ainda a organização de uma prova do Campeonato Regional de Cross Country.
Criamos também um núcleo desportivo chamado de DirtRiders Team Vila de Rei, um grupo de amigos que se tem destacado no nosso concelho por organizar actividades de TT aos comandos das suas Moto4s, o DirtRiders Trip, DirtRiders Challenger e ainda o DirtRiders Trail.

Qual tem sido a receptividade dos associados e munícipes em geral?

R: Tem sido muito positivo (vê-se por o números de participantes nas nossas actividades) mas também tem muito influencia os meios de comunicação e divulgação que utilizamos e ainda a nossa determinação e empenho no êxito alcançado das nossas actividades.
Salientamos, que a nossa última actividade, foi noticia em 4 páginas na revista mensal da Moto4 e JetSki na edição de Novembro

Quais os projectos que tem para o futuro?

R: Tenho vários, em sintonia com os restantes membros de direcção, não vou falar deles todos aqui, mas vou vos falar de um dos mais significativos que e sem duvida o regresso a nossa aldeia de uma Festa de Verão que já esta agendada para os dias 2,3 e 4 de Julho de 2010. Finalmente conseguimos arranjar pessoas e meios para levar este projecto adiante. Este foi desde início do nosso mandato um dos objectivos da minha direcção.

O que o fez a aceitar este desafio de ser presidente da Associação do Aivado?

R: Foi e continua na realidade a ser um grande desafio, que continuo a encarar neste dia!! O meu objectivo foi de poder recuperar progressivamente sem forçar os seus espaços e as suas ideologias, um grupo de amigos com muito em comum (os nossos sócios e residentes) que sem haver iniciativas locais e de mobilização humana que estavam a distanciar-se uns dos outros com a desertificação desta pequena aldeia do Aivado. Neste momento somos pouco mais de 30 residentes, mas o Aivado já teve mais de 100 habitantes.
O meu objectivo e de poder vir a juntar periodicamente os nossos sócios através de comemorações de datas, actividades, confraternizações e trazer de volta algum movimento a nossa pequena aldeia, por isto e muito mais… este cargo que tenho vindo a desempenhar, continua a ser o meu grande desafio!!
Ass. Pedro Jorge Farinha

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Associação de Moradores dos Casais de Baixo

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MORADA

Rua de Santo António, N.º 9

Borreiros

6110-111 Vila de Rei

CONTACTO

José Carlos Oliveira Mateus - 968 458 671
{tab Órgãos Sociais|blue}

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse para o biénio 2022-2024:

Assembleia-Geral

Presidente: José Manuel Oliveira Henriques;
Vice-Presidente: João Nunes de Oliveira;
Secretário: Júlio Nunes Oliveira;
Vogal: Albertina Mateus;
Vogal: Abílio Mendes Alves;

Direção

Presidente: José Carlos Oliveira Mateus;
Vice-Presidente: Casimiro Nunes Oliveira;
Secretário: Ângela Sofia Nunes Oliveira;
Tesoureiro: Carlos Abílio Ramos Silva;
Vogal: Manuel Fernando Pires Oliveira;
Vogal: Artur Oliveira Mendes Maria;
Vogal: David Rosa Oliveira;

Conselho Fiscal

Presidente: Manuel Martins Sebastião Gaspar;
Vice-Presidente: Artur Jorge Martins Mendes;
Secretário: José Martinho Simões Borba;
Vogal: José Mendes Necha;

 

{tab Plano de Atividades - 2025|blue}

  • 18 de janeiro - Passeio Micológico e Almoço Convívio
  • 2 de março - Participação no Desfile de Carnaval em Vila de Rei
  • 29 e 30 de março - Participação no Festival de Sopas e Petiscos
  • 10 de maio - Noite de Fados
  • 24 de maio - Passeio para os Sócios
  • 6 e 7 de junho - Participação no Festival Rock na Vila
  • 13, 14 e 15 de junho - Festa em louvor de Santo António
  • 5 de julho - Almoço da Festa
  • 3 de agosto - Organização do Torneio de Chinquilho e Jogo do Teimoso na Feira de Enchidos Queijo e Mel
  • 16 de agosto - Caminhada com churrasco
  • 13 de setembro - Almoço dos Sócios
  • 18 outubro - Passeio de Tratores
  • 1 de novembro - Magusto e Almoço convívio
  • 13 de dezembro - Concurso de doces e almoço convívio
  • 31 dezembro - Passagem de ano e jantar na Sede da Associação

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 71 (DEZEMBRO DE 2012)

Quando foi criada a Associação de Moradores de Casais de Baixo e quais os seus objectivos?

R: A Associação de Moradores de Casais de Baixo surgiu com o objectivo de criar um espaço onde a população das aldeias de Borreiros, Fundo da Lameira e Casal Cimeiro pudesse desfrutar de alguns momentos de convívio e confraternização entre si. Desta forma, as pessoas uniram esforços e conseguiram criar esta Associação, no ano 2000, e, desde então, temos já realizadas as obras da Casa de Oração, nesse ano de 2000, e a sede da Associação de Casais de Baixo, inaugurada em Dezembro de 2002.

Quais são as principais actividades e projectos que a Associação tem vindo a desenvolver?

R: A principal actividade que a nossa Associação realiza é a festa anual em honra de Sto. António, realizada, normalmente, no segundo fim-de-semana de Junho. Juntamente com esta festividade, que traz sempre largas centenas de pessoas de visita às nossas aldeias, realizamos também algumas actividades desportivas como os Torneios de Sueca, Chinquiho e Jogo do Teimoso. Para além da Festa anual, continuamos a abrir a nossa sede a toda a população durante os fins-de-semana, proporcionando assim um bom local de convívio, e a realizar uma almoço para todos os nossos associados, normalmente realizado no primeiro sábado de Novembro.

Com que apoios contam para a realização desses projectos?

R: Os principais apoios que recebemos ao longo destes anos foram, principalmente, da parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila de Rei. Estas duas entidades contribuíram bastante para que, actualmente, possamos apresentar estas nossas infra-estruturas. Para que possamos realizar as nossas actividades, contamos também com o apoio dos nossos sócios que contribuem voluntariamente para que a Associação consiga realizar, da melhor maneira possível, todas as acções a que se propõe.

Que projectos tem a vossa Associação delineados para o futuro?

R: A nossa Associação tem conseguido levar a cabo algumas acções importantes para dar a conhecer as nossas aldeias e assim tentaremos continuar. Por vezes torna-se complicado tendo em conta que a maioria da nossa população e associados são tem já alguma idade, mas tentaremos continuar a desenvolver as nossas actividades.

Ass. José Jorge Mendes

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Villa d’el Rei Tuna

simbolo oficial VRT
Morada

Villa D'el Rei Tuna
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 49
6110-201 Vila de Rei

ContaCtos:

André Nunes – 964 235 339
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

História da Associação

Tudo começa no ano de 1996 quando um grupo de amigos decide, entre conversas de café, criar uma Tuna Mista em Vila de Rei! Até à concretização deste sonho muita coisa acontece mas, em 05 de Outubro desse mesmo ano, o sonho toma forma de associação e é criada a Villa D’El Rei Tuna.
Torna-se oficial o objectivo de fomentar os laços familiares dos seus sócios (tunos) do concelho de Vila de Rei, promover a imagem e nome do concelho de Vila de Rei, nacional e internacionalmente, participar em atividades de cariz académico, cultural e popular, nomeadamente, em certames, encontros de tunas, festas, feiras e outras atividades de índole cultural e social.

Atualmente integra cerca de 30 elementos que têm em comum a vida de estudantes universitários (ativa ou já concluída) e a ligação ao concelho de Vila de Rei por laços familiares.
A Villa d’el Rei Tuna organiza anualmente o “Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei”, juntando várias Tunas Académicas em atuação no Centro de Portugal.

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Em resultado do processo eleitoral, os novos corpos sociais tomaram posse a 12/12/2020 para o ano 2020-2021:

Direção:

Presidente: André Domingos
Vice-Presidente: Rita Marina Pereira
Tesoureira: Catarina Tavares Martins
Vogal: Bruno António
Vogal: Raquel Brito

Conselho Fiscal

Presidente: Carla Silva
Vice-Presidente: Raquel Laranjeira
Secretário: André Ventura

Assembleia-geral

Presidente: Diana Mendes
Vice-Presidente: João Santos
Secretário: Carina Mateus

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  • 19 a 24 de dezembro de 2020: Mensagem de Natal (virtual) para os Lares e IPSS do Concelho
    17 de abril de 2021: Abril Desportos Mil – dia desportivo com várias atividades a determinar – participação aberta ao público (*1; *3)
    16 de maio de 2021: Mercado Medieval (*1; *2)
    5 e 6 de junho de 2021: Rock na Vila (*1; *2; presença a confirmar pelo sorteio realizado pela organização)
    10 de julho de 2021: Festa da Ribeira (*1; *2)
    24 de julho a 1 de agosto de 2021: Feira de Enchidos Queijo e Mel, incluindo torneio de beer-pong (*1; *2)
    21 de agosto de 2021: Festa da Fundada (*1; *2)
    11 de setembro de 2021: Tu_Na Caminhada - realização de um dos trilhos existentes em Vila de Rei – participação aberta ao público (*1; *3)
    19 de setembro de 2021: Feriado Municipal
    5 de outubro de 2021: 25º aniversário da Villa D’El Rei Tuna (as celebrações estão a ser discutidas tendo em conta a atualização das normas em vigor; essas celebrações poderão realizar-se entre 2 e 10 de outubro de 2021)
    15 e 16 de outubro de 2021: XXII Tunicoto (*1; *3)
    30 de outubro a 1 de novembro de 2021: Retiro da Villa D’El Rei Tuna (*1; *3)

*1 – data provisória;
*2 – evento a ser confirmado pela organização do mesmo, de acordo com as normas em vigor;
*3 – evento organizado pela Villa D’El Rei Tuna; pode sofrer alterações (adiamento ou cancelamento) se as normas aplicadas na altura da realização assim o exigirem.

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 60 (ABRIL DE 2009)

Vila DEl Rei Tuna

Há quantos anos existe a Villa D´El Rei Tuna?     

R: Comemora a sua existência a 5 de Outubro, sendo este ano o seu 13.º aniversário de tuna e de associação. Em 1996, quando foi criada, entre conversas de café, teve como objectivo máximo garantir que a Tuna dure mais de 700 anos, tal como o concelho que a acolhe!

Dado que não existe uma Instituição de Ensino Superior em Vila de Rei, como seleccionam os membros da Villa D’El Rei Tuna?

R: Actualmente, a Tuna integra cerca de 30 elementos que têm em comum a vida de estudantes universitários (seja activa ou já concluída), qualquer que seja a instituição de ensino do país, e, claro, laços familiares no concelho de Vila de Rei.

Com efeito, por não existir em Vila de Rei nenhum estabelecimento de ensino superior, somos uma Tuna diferente. A existência da Villa D’El Rei Tuna desprovida de uma instituição de ensino é algo que não tem afectado a nossa acção, até porque sempre foi assim.

Quais os objectivos da Tuna?

R: A Villa D’El Rei Tuna pretende desenvolver o gosto pela região e transmitir o que de bom existe dentro dos valores a ela inerentes. Embora a nossa primeira imagem seja a de gente simpática, organizada e trabalhadora que acaba por se divertir muito com o que faz, a verdade é que temos um objectivo quase social de promoção e divulgação de um concelho que muitos consideram esquecido e envelhecido! É por gostarmos da nossa terra que a promovemos e incutimos nela o espírito académico tão relevante nas nossas relações pessoais. Pela experiência de quem passa pela Tuna, pelas amizades criadas, pelo esforço em produzir um evento – qualquer que seja – e pela alegria que proporciona um sorriso de satisfação por um reconhecimento inesperado, vale a pena! Os 13 anos são marcados por actuações, ensaios, praxes, jantares, organização de eventos culturais, retiros e muitas, muitas histórias.

Quais os apoios que têm recebido?

R: Temos tido todo o apoio da Câmara Municipal, que sempre que solicitamos alguma coisa nos tem concedido. No entanto, como em qualquer grupo ou associação, há dificuldades que não passam apenas pelos apoios. A verdade é que uma Tuna que tem os seus elementos espalhados pelo país vê a sua acção limitada, nomeadamente em relação a ensaios, aquisição de conhecimentos musicais, estabelecimento de uma sede, presença em Vila de Rei para tratar de assuntos burocráticos, entre outros. Para nós é fundamental estarmos todos juntos para ouvir diversas opiniões e assim determinar objectivos futuros. Mas temos tido pessoas com garra que têm ultrapassado todos estes obstáculos!

Sendo também uma associação cultural, que tipo de actividades costumam organizar e que projectos têm para o futuro?

R: Sendo uma associação com objectivos diversificados, acabamos por não nos restringir ao meio académico. Temos incluído na nossa forma de estar outras actividades como organização de peddy-papers, acampamentos, desportos radicais, actividades desportivas e de lazer para crianças, encontros de música popular, recolha de bens de primeira necessidade para os mais necessitados de Vila de Rei, actuações em lares da 3ª idade, conferências sobre temas variados, concursos de karaoke, entre outros.

Sobre o futuro, existem várias propostas que passam mais uma vez pela transmissão dos conhecimentos que pretendemos ver explorados num workshop/acampamento. Estamos, também, a reunir esforços para a mudança de sede; retirarmo-nos para longe e reflectir no ano que passou e, com calma, estabelecer objectivos para este ano; preparar a recepção a novos caloiros; manter as actuações nos lares de idosos; organizar um evento desportivo; criar um encontro de grupos de teatro; incluir novas músicas no repertório, enfim... A verdade é que há mesmo muito a fazer e ideias não nos faltam! Às vezes gostaríamos de ter mais um pouco de tempo para concretizar tudo! Seja como for, todas a ideias passam por realizar actividades que façam chegar a mais pessoas o espírito académico e a energia do Centro de Portugal!

Ass. Ana Francisco

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Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei

Bombeiros
MORADA

Rua dos Bombeiros Voluntários, N.º1
6110 – 172 Vila de Rei

CONTACTOS

Telefone Geral: 274 890 030
Fax Direção: 274 890 038
Fax Comando Operacional: 274 898 504

E-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Presidente da Direção: 919 302 935

HISTÓRIA

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei teve o seu inicio em 01/03/1977, data da escritura, tendo sido homologado o Corpo Ativo em 17.02.1978 e foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública em 30.10.1978.
As primeiras instalações desta Associação tiveram a sua sede num armazém cedido por um particular na Rua do Norte.
As primeiras viaturas desta Corporação foram uma ambulância “Peugeot” e uma viatura de fogo “ Dodge”.
Uns anos mais tarde foi iniciada a construção de um novo quartel tendo sido inaugurado em 26.03.1995.

Presentemente esta Associação tem ao dispor da população 2 viaturas de emergência, 1 viatura de salvamento e desencarceramento, 6 ambulâncias de transporte de doentes, 3 viaturas de combate directo ao fogo, 2 viaturas de fogo urbano, 2 viaturas de apoio às viaturas de fogo, 1 viatura de comando, 2 viaturas para apoio no transporte de pessoal a formação e outras actividades.
O Corpo Ativo desta Associação conta atualmente com cerca de 60 voluntários entre homens e mulheres, tendo todos a formação TAT - tripulante de ambulância de transporte e SD – salvamento e desencarceramento.
A Associação tem no seu quadro de pessoal 10 assalariados e uma Equipa de Intervenção Permanente constituída por 5 elementos.
Atualmente esta Associação conta com aproximadamente 1500 sócios efetivos.

 

{tab Órgãos Sociais|blue}

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 13/04/2018 para o triénio 2018-2021:

Assembleia-Geral

Presidente - João Paulo Vicente Alves
1º Secretário - Luís Manuel Cardiga Lopes
2º Secretário - Susana Margarida Carpinteiro Lopes

Suplente: Augusto Jesus Moreira

Direção:

Presidente - Cláudia Crisitna Lopes Antunes

Vice-Presidente - Victor Manuel Conceição Francisco
1º Secretário - Ana Sofia Pinto Cadete
2º Secretário - Rita Sofia Mateus Francisco
Tesoureiro - Carlos Emanuel Laranjeira Mendes
Vogal - Fernando da Conceição Silva
Vogal - Lúcia Gaspar Mateus

1º Suplente: Jorge Manuel Pires Sousa Lopes

2º Suplente: Salomé Paulino Peralta

3º Suplente: Pedro Luís Marques Lemos Conceição

4º Suplente: Asdrubal Manuel Silva Dias

Conselho Fiscal:

Presidente - Jorge Manuel Pires Sousa Lopes
1º Secretario - João Paulo Vicente Alves
Relator - Edite Manuela tavares Bernardino

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11 abril - Passeio das chapas Amarelas

26 abril - Torneio de Sueca

Maio (data a definir) - Passeio de BTT{tab Entrevista | blue}

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 56 (DEZEMBRO DE 2007)

quartel p site

Quando tomou posse como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei?

Tomei posse como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei no dia 27 de Março de 2007, tendo a destacar, no curto período em que desempenho estas funções, a entreajuda e companheirismo que se verifica entre todos os bombeiros deste quartel.

Quais as acções já implementadas ou que pretende implementar e gostaria de salientar?

Uma das acções que eu gostaria de ver implementada no Corpo de Bombeiros de Vila de Rei é a de criação de  um grupo de intervenção permanente.  Como sabemos, o tempo de resposta a uma ocorrência é determinante para o sucesso da mesma, pois, como todos sabem, dela depende o salvamento de vidas. Posto isto, este grupo de intervenção permanente seria uma mais-valia na qualidade e prestação de socorro.

Como vê o relacionamento entre as diversas entidades que compõem a Protecção Civil Municipal?

De um modo geral, as entidades que compõem a Protecção Civil Municipal trabalham de forma articulada nos domínios da Prevenção, Planeamento e Socorro, existindo entre elas um bom relacionamento. Este relacionamento estreito entre instituições é fundamental na execução das tarefas que estão adstritas às diversas entidades, para que não exista sobreposição de competências, mas antes articulação e harmonização entre todos os intervenientes nas operações.

Perante os efeitos devastadores dos incêndios de 2003, que queimaram grande parte do território do concelho de Vila de Rei, quais as medidas que considera imprescindíveis para prevenir a ocorrência de situações similares?

Algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar situações devastadoras, como aconteceu em 2003, são: proceder à limpeza de caminhos já existentes, abertura de novos acessos, criação de pontos de água para abastecimento, sensibilização da população para a limpeza das matas e prevenção de queimadas. Julgo que este trabalho tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal, tanto a nível de limpeza de caminhos e abertura de novos estradões florestais, como também no que diz respeito à sensibilização da população, através do Boletim Municipal, da divulgação da legislação em vigor sobre esta matéria e das comunicações que são enviadas para os proprietários florestais com o intuito de os sensibilizar para a necessidade de procederem a medidas de prevenção, como a limpeza das matas.

Ass. João Serras

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Associação de Caça e Pesca do Centro de Portugal – Vila de Rei

Caca e Pesca
Morada

Estrada Nacional n.º 2,

6110-202 Vila de Rei

Contactos

Associação (964 116 104);

Presidente da Direção (917 011 632)
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Associação foi fundada em 12 de Fevereiro de 1987, tendo como objetivos o fomento e a conservação da fauna cinegética e piscatória, a exploração, manutenção e conservação de zonas de caça e pesca, sendo neste momento a principal atividade a gestão da Zona de Caça Municipal de Vila de Rei.

{tab Órgãos Sociais|blue}

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 30/12/2014 para o biénio 2014-2016:

Assembleia-Geral

Presidente – Fernando Marçal Crisóstomo
Primeiro Secretário – Jorge Manuel Dias Aguiar
Segundo Secretário – Casimiro Francisco Marques

Direção

Presidente – Manuel João Marques Conde
Secretário – António Manuel Rolo de Sousa Alves
Tesoureiro – Carlos Manuel Rosa de Almeida
Vogal – Fernando Jorge Rodrigues da Cruz
Vogal – Manuel José Gaspar

Conselho Fiscal

Presidente – Manuel António Domingos
Vogal – Júlio Nunes de Oliveira
Relator – Isidro dos Santos Pedro

{tab Plano de Atividades – 2025|blue}

  • Montaria aos javalis - 15 de fevereiro;
  • Prática do exercício normal de caça no decorrer da época venatória;
  • Convívio de pesca apeada (data a definir);
  • Passeio de motorizadas Interassociações;
  • Javali no espeto (data a definir)

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ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 54 (ABRIL DE 2007)

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Quando foi fundada a Associação de Caça e Pesca?

R: A Associação de Caça e Pesca do Centro de Portugal – Vila de Rei foi fundada em Março de 1987 e o actual elenco directivo está em funções desde 2004. Saliento o facto de ter referido “elenco directivo”, já que devo esclarecer que o trabalho que temos desenvolvido é o resultado do esforço e dedicação, não de um elemento em particular, mas de uma equipa a que naturalmente me orgulho de pertencer, e da qual serei apenas, eventualmente, a face mais visível;

Quais as acções desenvolvidas pela Associação?

R: Aquilo que nos faz mover tem várias ordens de razões, entre as quais saliento:

Em primeiro lugar, e como não poderia deixar de ser, o gosto pela caça, pela pesca, pela natureza e pelos convívios sãos e desinteressados;

Seguidamente, a consciência de que os recursos cinegéticos não são inesgotáveis e, como tal, devem ser geridos, o que só é possível nas zonas de caça ordenadas. Essa gestão, em áreas de minifúndio, como é o nosso caso, é praticamente impossível se não for através de uma zona de caça municipal;

Finalmente, a percepção de que a existência de uma Associação como factor aglutinador dos interesses e vontades dos associados (que no nosso caso rondam as duas centenas e meia) também traz vitalidade e força motriz ao desenvolvimento do nosso concelho que, por ter poucos habitantes e ser do dito Interior, já está à partida, deficitário em oportunidades. Basicamente pensamos que todos devemos lutar para que Vila de Rei seja cada vez maior, e só trabalhando a coisa comum nos poderemos aproximar desse grande objectivo.

Quais os apoios que essa Associação tem recebido?

R: Os apoios que nos têm possibilitado ir evoluindo chegam principalmente da Câmara Municipal. É manifestamente a entidade a quem mais devemos, não podendo deixar de nos congratular e agradecer esse facto. Para além disso temos contado com ajudas muito importantes da Junta de Freguesia de Vila de Rei, e tencionamos alargar as solicitações às outras duas juntas, na certeza de que não seremos preteridos. De realçar ainda, e não será menos importante, a experiência do contributo dado pelos sócios, que em geral não regateiam esforços quando são chamados a “arregaçar as mangas” (lembremo-nos da colocação das placas sinalizadoras da zona de caça, em toda a área do concelho).

De entre as várias actividades da Associação qual será a que se destaca?

R: A actividade principal da nossa Associação é, sem qualquer dúvida, a gestão da zona de caça municipal. Nasceu, ainda é uma criança, mas vai sendo cada vez mais exigente, o que só pode ser bem augúrio. Também já contamos com um guarda florestal auxiliar, com um veículo todo-o-terreno, e o bar/restaurante encontra-se em obras de beneficiação (apoiadas pela Câmara e pela Junta de Freguesia). Para além das actividades ligadas à organização, planeamento e controle das caçadas, temos a exploração do campo de tiro aos pratos, e a responsabilidade da concretização do torneio integrado nas jornadas desportivas da Feira dos Enchidos, Queijo e Mel. Juntam-se ainda os convívios que vão proporcionando aos sócios momentos de lazer que acreditamos são muito agradáveis, até pela afluência que têm registado.

Quais os projectos que têm para o futuro?

R: Essa questão terá uma resposta curta, e será a que porventura se poderia desenvolver por muitas páginas, tal a sua dimensão e complexidade. Os projectos a curto/médio prazo prendem-se com a criação de coelhos bravos, de perdizes, e a introdução do corso na nossa zona.

Qual tem sido a receptividade da Comunidade?

R: A receptividade tem sido muito boa, comprovada pelo constante pedido de inscrição de novos sócios, cuja admissibilidade temos sido obrigados a controlar, em função dos recursos existentes. Temos sentido enfim, que não somos encarados como “matadores”, mas sim como caçadores que respeitam o equilíbrio da fauna, a natureza, e os outros.

Ass. Jorge Aguiar

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