Património Cultural

Gabinete de Apoio ao Munícipe

Teleassistência Domiciliária

Vila de Rei é um concelho com uma população maioritariamente longeva, embora nos últimos anos, tenha havido um aumento da população ativa, a qual constitui elemento fundamental para o desenvolvimento económico e social do concelho.
O isolamento, aliado à dispersão das muitas aldeias existentes no concelho de Vila de Rei, é uma preocupação que esta Autarquia não esquece sempre que é necessário proceder ao delineamento das suas prioridades.
Considerando que as situações de dependência decorrentes da idade, doença prolongada, convalescença, incapacidade, isolamento ou condições económicas desfavorecidas, constituem uma problemática de extrema relevância na sociedade Vilarregense.
Considerando a constante vontade do Município de Vila de Rei, em alargar a sua rede de solidariedade familiar e aumentar as respostas sociais aos cidadãos dependentes, face ao crescente envelhecimento da população, verifica-se a vontade do Município de Vila de Rei, em parceria com instituições desta área, criar um conjunto de medidas, devidamente regulamentadas, do serviço de Teleassistência domiciliária. Neste sentido, este serviço permite ao utente, em situações de emergência de saúde, segurança, ou simples solidão, contactar de imediato (através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz), que ativa os mecanismos necessários para resolver o problema apresentado. Assim, importa implementar medidas e ações que possibilitem a permanência das pessoas em situação de dependência no seu domicílio, garantindo a sua qualidade de vida.
O Município de Vila de Rei assume como um dos objetivos da sua intervenção social assegurar o acesso das populações mais idosas e/ou em situação de dependência, os serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida habitual, mas dispondo da segurança de poderem ser acompanhados por um serviço humanizado e que responderá às mais diversas necessidades, deixando os familiares tranquilos quanto aos ascendentes.
O serviço de Teleassistência Domiciliária HELPPHONE é um serviço de assistência permanente, baseado numa central de atendimento telefónico vocacionada para responder a qualquer situação de emergência, através de um sistema de comunicação rápido e seguro sem a necessidade da existência de um telefone ao alcance da mão, assegurando a reposta aos seus contactos 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

TELEASSISTÊNCIA

Formas de Apoio em Regime subsidiado (Artº8)

a) Rendimento per capita do agregado familiar, ser igual ou inferior ao Indexante de Apoios Sociais (IAS):
Instalação e mensalidade Grátis;

b) Rendimento per capita do agregado familiar, entre o valor do IAS e 1,5 vezes o IAS:
Desconto de 50% na mensalidade;
Instalação e manutenção grátis

c) Rendimento per capita do agregado familiar, entre 1,5 vezes o IAS e 2 vezes o IAS:
Desconto de 25 % na mensalidade;
Instalação e manutenção grátis

 

Metodologia de análise:

  1. Recebemos os requerimentos até ao último dia útil de cada mês;
  2. No mês seguinte far-se-à a análise dos requerimentos (Visitas domiciliárias/analise dos rendimentos até ao dia 15 desse mesmo mês);
  3. Informação para a reunião de Câmara;
  4. Comunicação do valor da renda aos requerentes, que em anexo irá um destacável que deverão fazer chegar à CMVR preenchido (aceitam ou não aceitam o pagamento do valor);
  5. Elaboração da requisição (aprovisionamento);
  6. Montagem do equipamento no 1.º dia útil de cada.

 

pdf-icon Regulamento
pdf-icon Requerimento
pdf-icon Metodologia de análise

 

 

Projeto “Um Amanhã + Humano”

O âmbito de intervenção do Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação (GASSE) deste Município desenvolve-se tendo em consideração as características populacionais do Concelho de Vila de Rei. Trata-se de uma população envelhecida, num território em que as 93 aldeias estão dispersas, provocando um natural isolamento sócio-geográfico.
Ao longo dos anos, a Autarquia tem apostado na criação de políticas sociais que permitam a identificação de fenómenos de pobreza e de exclusão social na sua área de intervenção, bem como, o desenvolvimento de ações com vista à sua erradicação, sempre com o objetivo de perspetivar um quadro social mais positivo, enquadrado por um sistema de parcerias, coordenação de esforços e rentabilização de recursos das entidades do Concelho.
Com o objetivo de minimizar e atenuar a possibilidade de ocorrência dos problemas sociais enunciados anteriormente, e promover um acompanhamento regular e próximo dos Vilarregenses em situação de isolamento e /ou vulnerabilidade social, o GASSE tem em curso o projeto “UM AMANHÃ + HUMANO”.
População- Alvo - Os idosos e/ou pessoas em situação de isolamento e vulnerabilidade.
Este Projeto tem como objetivo, um contato direto com os idosos, através de constantes visitas domiciliárias, visando alcançar e realizar mudanças, nos seus estilos de vida para que não se sintam tão sós, mantendo-as dentro do seu ambiente, tendo em conta os seus aspetos culturais, socias e espaços físicos que frequentam.

 

pdf-icon Proposta
pdf-icon Questionário

Serviço de Informação e Mediação para pessoas com Deficiência (SIM-PD)

SIM PD

O SIM-PD surge através do protocolo de cooperação assinado entre o Instituto Nacional de Reabilitação e Câmara Municipal de Vila de Rei, assinado a 22 de Junho de 2009.

Este serviço visa prestar uma informação acessível e personalizada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência, apoiando os munícipes na procura das soluções mais adequadas a cada situação.

São objetivos dos SIM-PD:
  • Atender os cidadãos com deficiências ou incapacidade e respetivas famílias;
  • Prestar informação sobre os direitos, benefícios e recursos existentes;
  • Proceder ao seu correto encaminhamento e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas;
  • Desenvolver e valorizar as parcerias locais para encontrar soluções mais eficazes para os problemas;
  • Divulgar boas práticas de atendimento do cidadão com deficiências ou incapacidade;
  • Recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local da situação das pessoas com deficiências ou incapacidade, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas.
Quem pode dirigir-se aos SIM-PD?
  • Pessoas com deficiências ou incapacidade e respetivas famílias;
  • Técnicos que intervêm na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiências ou incapacidade;
  • Instituições e serviços que desenvolvam qualquer tipo de atividade nos domínios da deficiência ou reabilitação;
  • Qualquer cidadão que necessite de informação nas áreas referidas.

Este serviço é assegurado quer através de atendimento telefónico e/ou presencial, sendo prestados esclarecimentos e encaminhamentos.

Banco de Material Ortopédico

A ação social e saúde possui um banco de material ortopédico, de ajuda técnica e que que tem como objetivo para intervir na resolução de problemas a todas as pessoas com dificuldades ligadas ao aparelho motor e de deficiência, e ainda às pessoas idosas, indispensáveis ao seu bem estar, autonomia e qualidade de vida dessas pessoas.

Os materiais ortopédicos são cedidos de forma gratuita, para o seu uso pessoal e temporário, de forma a adaptarem-se com desembaraço no seu dia a dia.

O material ortopédico é solicitado através de um requerimento próprio como termo de responsabilidade exigindo a sua conservação e devolução do material cedido, logo que deixar de necessitar.

O banco de material ortopédico dispõe dos seguintes bens materiais:

  • Cadeiras de rodas;
  • Cadeiras de banho;
  • Canadianas;
  • Andarilhos;
  • Almofadas anti-escaras
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Contactos

Morada: Praça Família Mattos e Silva Neves, 6110-174 Vila de Rei
Telefone: 274 890 010
(Chamada para rede móvel nacional)
E-mail: geral@cm-viladerei.pt

Localização

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