
MORADA
Villa D'el Rei Tuna
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 49
6110-201 Vila de Rei
CONTACTOS:
Diogo Domingos – 937 379 759
E-mail:
HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO
Tudo começa no ano de 1996 quando um grupo de amigos decide, entre conversas de café, criar uma Tuna Mista em Vila de Rei! Até à concretização deste sonho muita coisa acontece mas, em 05 de Outubro desse mesmo ano, o sonho toma forma de associação e é criada a Villa D’El Rei Tuna.
Torna-se oficial o objectivo de fomentar os laços familiares dos seus sócios (tunos) do concelho de Vila de Rei, promover a imagem e nome do concelho de Vila de Rei, nacional e internacionalmente, participar em atividades de cariz académico, cultural e popular, nomeadamente, em certames, encontros de tunas, festas, feiras e outras atividades de índole cultural e social.
Atualmente integra cerca de 30 elementos que têm em comum a vida de estudantes universitários (ativa ou já concluída) e a ligação ao concelho de Vila de Rei por laços familiares.
A Villa d’el Rei Tuna organiza anualmente o “Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei”, juntando várias Tunas Académicas em atuação no Centro de Portugal.
DIREÇÃO:
Presidente: Diogo Domingos
Vice-Presidente: Diogo Nunes
Tesoureira: Maria Salomé Santos
Vogal: Pedro Nunes
Vogal: Francisco Martins
CONSELHO FISCAL
Presidente: Carla Silva
Vice-Presidente: Sara Silva
Secretária: Rita Francisco
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Daniela Domingos
Vice-Presidente: André Nunes
Secretário: Gonçalo Martins
Plano de Atividades 2025
5 de abril – Abril Desportos Mil – Promovido pela Tuna
Maio – Mercado Medieval – Autarquia
Junho – Rock na Vila – Autarquia
26 de julho a 3 de agosto – Feira de Enchidos, Queijo e Mel – Autarquia
9/10 de agosto – Atuação na Festa do Soito da Ruiva, Arganil (a confirmar com a organização)
22/23 de agosto – Festa da Fundada (dia a confirmar com a organização)
6 de setembro – Tu_Na Caminhada – Promovido pela Tuna
13/14 de setembro – Atuação na Festa das vindimas, Venda Nova (Sardoal) (a confirmar com a organização)
19 de setembro – Feriado Municipal – Autarquia
5 de outubro – 29º Aniversário da Villa D’el Rei Tuna
10 a 12 de outubro – XIV Tunicoto – Promovido pela Tuna
31 de outubro a 2 de novembro – Retiro da Villa D’el Rei Tuna
20 de dezembro – RallyLares + Jantar de Natal – Promovido pela Tuna
ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 60 (ABRIL DE 2009)

Há quantos anos existe a Villa D´El Rei Tuna?
R: Comemora a sua existência a 5 de Outubro, sendo este ano o seu 13.º aniversário de tuna e de associação. Em 1996, quando foi criada, entre conversas de café, teve como objectivo máximo garantir que a Tuna dure mais de 700 anos, tal como o concelho que a acolhe!
Dado que não existe uma Instituição de Ensino Superior em Vila de Rei, como seleccionam os membros da Villa D’El Rei Tuna?
R: Actualmente, a Tuna integra cerca de 30 elementos que têm em comum a vida de estudantes universitários (seja activa ou já concluída), qualquer que seja a instituição de ensino do país, e, claro, laços familiares no concelho de Vila de Rei.
Com efeito, por não existir em Vila de Rei nenhum estabelecimento de ensino superior, somos uma Tuna diferente. A existência da Villa D’El Rei Tuna desprovida de uma instituição de ensino é algo que não tem afectado a nossa acção, até porque sempre foi assim.
Quais os objectivos da Tuna?
R: A Villa D’El Rei Tuna pretende desenvolver o gosto pela região e transmitir o que de bom existe dentro dos valores a ela inerentes. Embora a nossa primeira imagem seja a de gente simpática, organizada e trabalhadora que acaba por se divertir muito com o que faz, a verdade é que temos um objectivo quase social de promoção e divulgação de um concelho que muitos consideram esquecido e envelhecido! É por gostarmos da nossa terra que a promovemos e incutimos nela o espírito académico tão relevante nas nossas relações pessoais. Pela experiência de quem passa pela Tuna, pelas amizades criadas, pelo esforço em produzir um evento – qualquer que seja – e pela alegria que proporciona um sorriso de satisfação por um reconhecimento inesperado, vale a pena! Os 13 anos são marcados por actuações, ensaios, praxes, jantares, organização de eventos culturais, retiros e muitas, muitas histórias.
Quais os apoios que têm recebido?
R: Temos tido todo o apoio da Câmara Municipal, que sempre que solicitamos alguma coisa nos tem concedido. No entanto, como em qualquer grupo ou associação, há dificuldades que não passam apenas pelos apoios. A verdade é que uma Tuna que tem os seus elementos espalhados pelo país vê a sua acção limitada, nomeadamente em relação a ensaios, aquisição de conhecimentos musicais, estabelecimento de uma sede, presença em Vila de Rei para tratar de assuntos burocráticos, entre outros. Para nós é fundamental estarmos todos juntos para ouvir diversas opiniões e assim determinar objectivos futuros. Mas temos tido pessoas com garra que têm ultrapassado todos estes obstáculos!
Sendo também uma associação cultural, que tipo de actividades costumam organizar e que projectos têm para o futuro?
R: Sendo uma associação com objectivos diversificados, acabamos por não nos restringir ao meio académico. Temos incluído na nossa forma de estar outras actividades como organização de peddy-papers, acampamentos, desportos radicais, actividades desportivas e de lazer para crianças, encontros de música popular, recolha de bens de primeira necessidade para os mais necessitados de Vila de Rei, actuações em lares da 3ª idade, conferências sobre temas variados, concursos de karaoke, entre outros.
Sobre o futuro, existem várias propostas que passam mais uma vez pela transmissão dos conhecimentos que pretendemos ver explorados num workshop/acampamento. Estamos, também, a reunir esforços para a mudança de sede; retirarmo-nos para longe e reflectir no ano que passou e, com calma, estabelecer objectivos para este ano; preparar a recepção a novos caloiros; manter as actuações nos lares de idosos; organizar um evento desportivo; criar um encontro de grupos de teatro; incluir novas músicas no repertório, enfim... A verdade é que há mesmo muito a fazer e ideias não nos faltam! Às vezes gostaríamos de ter mais um pouco de tempo para concretizar tudo! Seja como for, todas a ideias passam por realizar actividades que façam chegar a mais pessoas o espírito académico e a energia do Centro de Portugal!
Ass. Ana Francisco