
MORADA:
Rua de Santo António, N.º 1 Vila de Rei 6110-210
CONTACTOS:
Bela Serrana – 916 647 476
E-mail:
A Associação – A Bela Serrana surgiu em 1993, primeiro como Grupo de Cantares de Vila de Rei, que tinha como finalidade a recolha de música popular tradicional. Até que a certa altura se sentiu a necessidade de uma maior organização, tendo-se constituído como associação.
Nos dois primeiros anos a sua atividade foi constituída pela recolha e ensaio da música popular. Em 1995 alargou a sua atividade a outra área – As variedades – com declamação de poesia, representação de pequenos sketchs e peças de teatro, sendo tudo feito pelos membros da Associação, desde os cenários, guarda-roupa, caracterização, etc. Para além destas atividades, tem actuado como grupo de cantares no concelho e um pouco por todo o pais.
Algumas das atividades realizadas pela Bela Serrana são:
- Animação dos Lares de Idosos do Concelho;
- O cantar das Janeiras e dos Reis;
- Magusto de São Martinho;
- Preparação para oferta de um cabaz de Natal;
- Participação no certame anual - Feira de Enchidos, Queijo e Mel;
- Organização do Encontro Anual de Grupos de Cantares – Maio a Cantar;
- Organização de Noite de Fados;
- Lançamento de um CD;
Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 23/02/2017 para o triénio 2017-2020:
DIREÇÃO:
Presidente – Mário Jorge dos Santos Marmé
Vice-Presidente – Leonel Nunes Cardiga Rodrigues
Tesoureiro - Ana Cristina Marques
Secretário - Catarina Santos Martins
CONSELHO FISCAL:
Presidente – Gracinda da Conceição Lucas
Secretário – Fernando António da Silva Moura
Vogal – Carlos Manuel Alves Ramos
ASSEMBLEIA-GERAL:
Presidente – Luís Manuel Cardiga Lopes
Vice-Presidente – Maria Bela de Jesus Correia de Moura
Secretário – Nuno António Lourenço Pires
- Janeiro - Canto dos Reis e das Janeiras
- 8 maio - "Maio a Cantar"
- maio - Participação no Mercado Medieval
- 25 julho a 2 de agosto - Participação na FEQM
- 2 agosto - "Olimpiadas Populares"
- Dezembro - Atuações nos Lares do Concelho; Jantar de Natal; Concerto de Natal
Disponibilidade para participar nas atividades programadas pelas instituições do Concelho;
ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 55 (JULHO DE 2007)

Quando foi fundada a Associação - “ A Bela Serrana “?
R: A Associação – A Bela Serrana surgiu em 1993, primeiro como Grupo de Cantares de Vila de Rei, através de um curso do ensino recorrente e educação extra-escolar, promovido pelo Centro da Área Educativa de Castelo Branco e apoiado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, com a finalidade de recolher a música popular que outrora se cantarolava nos trabalhos do campo.
Sentiu-se, a certa altura, a necessidade de uma maior organização, tendo-se constituído formalmente como associação.
Quais as acções desenvolvidas pela Associação?
R: Nos dois primeiros anos a sua actividade foi constituída pela recolha e ensaio da música popular.
Em 1995 alargou a sua actividade a outra área – As Variedades – com declamação de poesia, representação de pequenos sketchs e peças de teatro, sendo tudo feito pelos membros da Associação, desde os cenários, guarda-roupa, caracterização, etc. Para além destas actividades, temos actuado como grupo de cantares no nosso concelho e um pouco por todo o país. Costumamos, também, ir animar os lares de idosos, cantamos as Janeiras e os Reis, realizamos o magusto pelo São Martinho, recolhemos donativos para um cabaz de Natal que é oferecido a uma família carenciada do nosso concelho, participamos na Feira Anual de Enchidos, Queijo e Mel com a realização de Jogos Tradicionais que denominámos Olimpíadas Populares. O ponto alto da nossa actividade é o Encontro Anual de Grupos de Cantares – Maio a Cantar – que vai já na VI edição. Nos dois últimos anos organizámos uma Noite de Fados que reuniu muitos apreciadores, constituindo um êxito a repetir. Gravámos também um CD com o apoio da Câmara Municipal.
A realização do evento “ Maio a Cantar “ constitui um marco de excelência na produção cultural de Vila de Rei. Qual a chave para o sucesso?
R: Uma característica dos membros da Associação – A Bela Serrana é o seu empenho em tudo o que realiza, tentando fazer sempre o seu melhor. Os grupos de música popular visitantes têm sido muito bem recebidos pela Bela Serrana e o público vilarregense não tem regateado os seus aplausos, dando-nos força para continuar.
Quais os apoios que a Associação tem recebido?
R: A Bela Serrana tem contado com o apoio da Câmara Municipal, de empresas do concelho, de outros grupos musicais e ainda de muitos particulares, incluindo aqui os familiares dos elementos da Associação.
Quais os projectos para o futuro?
R: Têm-nos chegado testemunhos de jovens e adultos que dão como proveitosa a sua passagem pela Bela Serrana, sentindo-se mais à vontade na sua vida académica e profissional, o que nos dá vontade de continuar em frente. É nosso objectivo manter e fomentar nos mais novos o gosto pela cultura musical portuguesa. Vamos agora, também, recomeçar o teatro, que esteve um pouco parado devido à saída de grande parte dos seus elementos para a sua carreira profissional ou de estudantes universitários. Esta actividade conta com a encenação de José Lúcio Vieira, que possui um vasto curriculum e será apoiada pela Câmara Municipal.
Ass. Conceição Gaspar