As águas residuais são as águas que depois de serem utilizadas transformam-se em águas poluídas. Estas águas resultam da utilização humana, tanto doméstica como comercial ou industrial, e devido ao seu conteúdo em compostos poluentes indesejáveis necessitam de tratamento para minimizar os impactos na saúde humana, nos cursos de água e em todo o meio ambiente envolvente.
O sistema de drenagem de águas residuais urbanas existente, contempla as seguintes etapas:
- Recolha: A água depois de utilizada, origina águas residuais , que têm de ser recolhidas e transportadas através de uma rede de coletores, denominada rede de drenagem.
- Rede de Drenagem de Águas Residuais: Conjunto de coletores, estações elevatórias que asseguram o encaminhamento a destino final das águas residuais urbanas provenientes das residências e serviços.
- Tratamento: A estação de tratamento de águas residuais urbanas é uma infraestrutura na qual as águas residuais urbanas são sujeitas a diversos processos de tratamento por forma a reduzir as características que as tornaram poluentes.
- Descarga: As águas residuais tratadas são descarregadas no meio recetor, em condições ambientalmente seguras, isto é, sem poluírem o meio ambiente.
- Reutilização: As águas residuais urbanas após tratamento nas estação de tratamento de águas residuais, podem igualmente ser reutilizadas.
Caraterização do Sistema de Saneamento de Águas Residuais
Limpeza de Fossas
Estações de Tratamento de Águas Residuais
Sensibilização