Capelas
- Detalhes
- Categoria: Cultura
- Atualizado em 14-05-2020
Capela de São Martinho
Capela Nossa Senhora da Graça - Milreu
Capela de Nossa Senhora de Lourdes – Abrunheiro Grande
Freguesia da Fundada
Capela de S. João Baptista – Vilar do Ruivo

Capela de N. S.ª do Rosário - Cabeça do Poço

Capela do Bom Jesus dos Milagres - Ribeira

Capela de Nossa Senhora da Guia

Capela da Quinta das Laranjeiras

Capela da Zaboeira

Capela de Nossa Senhora da Graça – Milreu
Capela de Nossa Senhora da Saúde - Lavadouro

Capela da Nossa Senhora das Dores

Construiu-se esta Capela, a cerca de 12 quilómetros de Vila de Rei, junto do casal da Borda da Ribeira da Louriceira, a expensas e para utilidade das povoações mais próximas, de uma e outra margem da ribeira. Começaram os trabalhos no tempo do Pároco P.e Francisco Correia Ventura; e veio a ser benzida e inaugurada, no último Domingo de Outubro de 1921, pelo P.e José Martins Rolo, pregando na Festa o P.e Pedro Lourenço Viana, Pároco e Arcipreste de Vila de Rei.
Capela de Nossa Senhora de Fátima – Melriça

Capela de Nossa Senhora de Fátima –Seada

Capela de Nossa Senhora do Pranto

A Oriente e a cerca de meio quilómetro de Vila de Rei e mais perto ainda do Vale de Grou, banqueja a Capela de Nossa Senhora do Pranto no cume de uma graciosa colina revestida de pinheiros vulgares e coroada de pinheiros mansos – as famosas pinheiras de Nossa Senhora do Pranto. Harmonizam-se admiravelmente o local e a titular da Capela, porque um e outra nos lembram o Calvário…
Capela de São José - Boafarinha

Capela de S. Marcos – Ribeiros

Capela de S. Sebastião – Vale da Urra

Até meados do século corrente não houve, na freguesia do Peso, nenhum santuário além da igreja paroquial. Construiu-se então uma capela pequenina no Vale da Urra Fundeiro, povoação que só em 1924 passara, com mais três povoações vizinhas, da freguesia de Vila de Rei para a de S. João do Peso. A ideia desta Capela foi de D. Mateus de Oliveira Xavier, Patriarca das Índias, e de seu irmão, Monsenhor Sebastião de Oliveira Xavier, que deixou a importância bastante para construir a capelinha dedicada a S. Sebastião. Desejou-se, assim, assinalar a terra da naturalidade da «Família Xavier» (Félix, 1968:328).
Capela de Santo António - Cabecinha

Capela de S. Martinho
Devido talvez à influência dos bispos franceses que pastorearam as nossas dioceses nos primeiros tempos da nacionalidade, floresceu sempre em Portugal a devoção a S. Martinho. Vila de Rei, centro do país, tinha de marcar também a devoção ao Santo Bispo de Tours. Daí a ideia da Capela de S. Martinho. É bastante antiga. Atribui-se a sua fundação a uma senhora do Vilar, nos fins do século XVII ou princípios do seguinte. Está situada junto do Vilar a três ou quatro quilómetros de Vila de Rei. (…)
Capela do «Menino Deus» - Trutas

Capela do Aivado

Capela do Cristo Rei – Relva

Capela dos Borreiros

Capela dos Estevais

Capela Lagoa e Monte Novo

