Vila de Rei adere ao ‘Movimento Municípios pela Paz’

municipios paz

O Executivo Municipal de Vila de Rei aprovou, por unanimidade na sua reunião ordinária de 4 de abril, a integração no ‘Movimento Municípios pela Paz’, que visa a partilha de experiências e parcerias com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), no âmbito da Educação para a Paz ou da Cultura para a Paz.

Para além desse ponto, os Municípios aderentes a este Movimento comprometem-se a: considerar a paz como essencial para a vida humana; reconhecer a defesa do espírito e dos princípios da Carta das Nações unidas e da Constituição da República Portuguesa; fomentar uma cultura de paz sustentável no seu território; promover o conhecimento e a defesa da Carta da ONU e dos princípios nela consagrados junto das novas gerações; promover a solidariedade e incentivar a educação para a paz; promover um calendário de iniciativas públicas que assinalem datas como o Dia Internacional da Paz, Dia Internacional para a Abolição Total das Armas Nucleares, Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz e os bombardeamentos nucleares de Hiroshima e Nagasaki.

As Autarquias aderentes ao ‘Movimento Municípios pela Paz’ irão igualmente desenvolver atividades em colaboração com outras entidades sobre esta temática e promover o intercâmbio de experiências e a promoção de iniciativas entre elas.

Criado em 2016, por iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e um conjunto de municípios portugueses, o movimento norteia a sua ação em função de dez compromissos inspirados nos princípios da Carta das Nações Unidas e nos valores de abril de 1974.