Vila de Rei: Deputada Cláudia André visitou creches do Concelho

visita claudiaandre

A deputada eleita pelo círculo do PSD, Cláudia André, esteve presente em Vila de Rei na manhã de 31 de maio, onde visitou as instalações da Creche Municipal e da Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei.

Esta visita permitiu à deputada inteirar-se sobre as condições e as necessidades das creches do Concelho de Vila de Rei, no seguimento da proposta do PSD em fazer com que a rede de creches possa integrar o Sistema Educativo Português, ao invés de, como atualmente, estar sobre a tutela da Segurança Social.

Durante esta passagem pelas creches de Vila de Rei, a deputada Cláudia André ouviu e conversou com coordenadores, funcionários e com a Direção da Santa Casa, ficando a conhecer diretamente as necessidades e especificidades destes equipamentos de primeira-infância no Concelho.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, acompanhou a deputada ao longo desta visita e realçou que “a educação e o bem-estar das crianças do nosso Concelho tem sido, ao longo dos anos, uma das nossas principais prioridades. Atualmente, sentimos já a necessidade de avançar para a criação de uma nova creche, de forma a garantirmos as melhores condições para que as crianças possam, nesta crucial fase da primeira-infância, construir bases sociais e pedagógicas tão importantes para o seu saudável desenvolvimento.

Aproveito ainda a presença da deputada Cláudia André para manifestar a minha preocupação com o facto de os Municípios – tão importantes no trabalho de assegurar o funcionamento das Creches nos Concelhos com menor densidade populacional – não estarem abrangidos por acordos de cooperação com a Segurança Social e, desta forma, não terem os apoios suficientes do Estado para reforçarem a qualidade da sua oferta pedagógica.”

A deputada Cláudia André afirmou que “a política de proteção à infância deve ser uma prioridade nacional, e o Concelho de Vila de Rei é um exemplo de boas práticas no apoio às famílias, em especial à primeira infância. A Creche Municipal necessita neste momento de ampliação, pois a ocupação e procura são elevadas.

Vila de Rei é um Concelho de muito baixa densidade e este apoio revela-se crucial para fixar população, atrair trabalhadores para o Concelho e assim evitar o aceleramento do decréscimo populacional.

Ainda não existe qualquer apoio às Autarquias que têm a oferta de Creche Municipal, tratando-se de um apoio socioeducativo importante na promoção de fixação de populações nos Concelhos de baixa densidade. Não se percebe porque ainda não está contemplado para a transferência de fundos municipais.”

A deputada Cláudia André presentou ainda todas as crianças, com a oferta de um livro com um conto infantil.