Resíduos verdes do Município de Vila de Rei encaminhados para produção de energia elétrica

residuos verdes

O Município de Vila de Rei passou recentemente a encaminhar os seus resíduos verdes para a central termoelétrica da Palser, com vista à produção de energia elétrica de fontes renováveis. Desta forma, existe um maior aproveitamento de biomassa florestal/resíduos verdes recolhidos no Concelho e, simultaneamente, uma redução de emissões de CO2 e diminuição do risco de incêndio.

Esta é, assim, mais uma ação do “fechar do ciclo” em várias áreas da economia circular assentes na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.Com a ameaça da indisponibilidade de recursos naturais, torna-se essencial que a sociedade mude para uma economia sustentável, fundamentada num modelo de negócios circular, substituindo o conceito de “fim-de-vida” da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.

Ou seja, numa economia os materiais são preservados, restaurados ou reintroduzidos, com proveitos económicos para fornecedores e utilizadores, e benefícios ambientais decorrentes de menor extração e importação de matérias-primas, redução na produção de resíduos e redução de emissões.

Para Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, “esta iniciativa irá permitir-nos dar um destino adequado os resíduos verdes recolhidos no Concelho.”

Com esta ação, o Município vê assim reforçado o seu contributo para com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente com o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ou seja, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.