Município de Vila de Rei com investimento reforçado na Proteção Civil

protec civil

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, aproveitou a realização da última Assembleia Municipal, realizada no requalificado Salão dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, para informar todos os presentes sobre os investimentos realizados em 2017 e 2018 no âmbito da Proteção Civil.

Ao longo do último ano, o Município Vilarregense investiu perto de 200.000€ nesta área, com 112.887,28€ de apoio aos Bombeiros de Vila de Rei (entre o subsídio anual, apoio à Equipa de Intervenção Permanente, obras, aquisição de nova viatura, seguros e outras despesas pontuais), 42.563,48€ para abertura de caminhos florestais e trabalhos de limpeza e silvicultura, 5.722,09€ em trabalhos em Bocas de Incêndio (mão-de-obra), manutenção de viaturas e bens e serviços para o Plano Municipal de Emergência, e 35.667,20€ de despesas com os incêndios que assolaram o Concelho durante o mês de agosto (alugueres de máquinas, mão-de-obra, refeições, entre outros).

Para o ano de 2018, está a ser executado um orçamento na ordem dos 414.535,82€, que inclui 106.187,20€ de restabelecimento florestal, perto de 41.500,00 de trabalhos de gestão de combustível (divididos em duas fases), mais de 152.000,00€ para proteção de Recursos Hídricos (igualmente divididos em duas fases), apoio aos Bombeiros Voluntários de mais de 74.000,00€ (entre subsídio anual, apoio à Equipa de Intervenção Permanente e seguros) e 40.070,00€ para a equipa de Sapadores Florestais.

Foi ainda realizada uma candidatura para a Rede Primária, num total de 830ha, num valor total de 1.121.267,62€ que aguarda ainda aprovação.

Ricardo Aires adianta que “a proteção das pessoas e bens do nosso Concelho tem, obrigatoriamente, de ser uma prioridade do Município. Este investimento realizado tem como objetivo evitar catástrofes como a que aconteceu um agosto do ano passado, sendo que estamos a trabalhar afincadamente para que situações como essa não se voltem a repetir.”