A época balnear no Concelho de Vila de Rei inicia-se a 15 de junho, e perlonga-se até 15 setembro, contando com todas as suas infraestruturas de apoio aos visitantes prontas a funcionar e algumas novidades que prometem agradar bastante aos seus visitantes.
A época balnear decorre entre 15 de junho até 15 de setembro, pelo que o Programa de Verificação da Conformidade em Águas Balneares, decorrerá durante este período, sendo recolhidas amostras regulares de água balnear, nas praias designadas do concelho, por forma a efetuar a verificação da conformidade dos parâmetros de qualidade com as exigências legais quanto à qualidade das águas balneares.
Entende-se por qualidade da água o conjunto de valores dos parâmetros físicos, químicos, biológicos e microbiológicos da água que permite avaliar a sua adequação para determinados usos diretos ou potenciais.
Poderá consultar informação sobre a qualidade das águas das Praias do Concelho de Vila de Rei nos principais acessos às praias, onde existem painéis com informação relativa à qualidade das águas balneares.
Em alternativa, poderá também consultar os resultados das análises à qualidade das águas balneares através do site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre e incentivar a realização de ações condicentes à resolução dos problemas aí existentes.
As praias com este galardão têm de cumprir um conjunto de critérios relacionados com:
- Informação e Educação Ambiental;
- Qualidade da Água Balnear;
- Gestão Ambiental;
- Segurança e Serviços;
- Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
As praias no Concelho de Vila de Rei que possuem Bandeira Azul, são as seguintes:
- Praia Fluvial do Bostelim;
- Praia Fluvial de Fernandaires.
Saiba mais sobre o Programa Bandeira Azul em https://bandeiraazul.abaae.pt/sobre/
O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente - APA, I.P. e o Turismo de Portugal, I.P., e que, até 2007, incluiu o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP, I.P.
Com este Programa - que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto nas normas técnicas aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto (regime de acessibilidade), bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009 - pretende-se que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
Consulte aqui, o programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”
Na utilização da Praia Fluvial de Fernandaires e do Bostelin, pode contar com as seguintes condições de acessibilidade:
- Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente, até uma entrada acessível da zona balnear;
- Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, localizados o mais próximo possível dessa entrada;
- Rede de percursos pedonais acessíveis na praia, totalmente livre de obstáculos e de interrupções. No caso dos desníveis existentes, os degraus são complementados por rampas suaves acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Esta rede de percursos acessíveis conduzirá necessariamente: à zona de banhos de sol o mais próximo possível da água; a instalações sanitárias adaptadas e a um posto de primeiros socorros acessível;
- Presença de nadador-salvador;
- Equipamento anfíbio para o banho e/ou o passeio na praia de pessoas com mobilidade reduzida;
- Vestiários, duches, bebedouros e lava-pés acessíveis a todos;
- Espaços de acolhimento e apoio, com sombra, reservados a pessoas com mobilidade condicionada;
- Acolhimento personalizado e orientação de pessoas com deficiência visual;
- Bar de praia e esplanada acessíveis a todos;
- Atividades lúdicas e pedagógicas acessíveis e inclusivas;
- Informação ao público em formatos acessíveis e em diversos suportes.
O período de duração da época balnear decorre de 15 de junho a 15 de setembro.
Horário de abertura:
- Das 10 horas às 20 horas.
Horário do nadador salvador:
- Das 11 horas às 19 horas.
A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, distingue, anualmente, as praias em Portugal com excelente qualidade das águas balneares.
O objetivo da Quercus é destacar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam consecutivamente boa qualidade, revelando assim uma maior confiança no que respeita à boa qualidade da sua água confirmando ainda a sua excelência na última época balnear. Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição, ou onde se tenha verificado na última época balnear análises aceitáveis ou más
Para este efeito, é utilizada a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Desde 2020, que todas as praias fluviais do concelho de Vila de Rei ostentam este galardão.
Entidade responsável pela manutenção da praia fluvial:
e-mail:
Outros contatos úteis: