ADETULF - Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada

adetulf

Fundada a 03-06-2014

A associação tem como fim a defesa e promoção do turismo, o desenvolvimento de ações que defendam e valorizem a fauna, a flora e os recursos naturais da freguesia da Fundada.

Rua de São José, N.º 24, Silveira - Fundada

Presidente: César Mendes Laranjeira
Vogal: Orlando Silva Brás
Vogal: Carlos Emanuel Laranjeira Mendes

A Associação tem como fim a defesa e promoção do turismo, o desenvolvimento de ações que defendam e valorizem a fauna, a flora e os recursos naturais da freguesia da Fundada.

Plano de atividades 2023

Janeiro, Fevereiro e Março

• Manutenção do Parque
  • Limpeza das árvores
  • Corte da relva
  • Limpeza do espaço

• Reparação das Piscinas e Tanque de aproveitamento de água
  • Limpeza da Praia Fluvial
  • Colocar as comportas na Praia Fluvial
  • Manutenção dos jardins

Maio

• Obras de Manutenção – Pinturas Diversas

Junho

• Dia 3 - Passeio Pedestre 'Rota do Bostelim'
  • Abertura da época Balnear
  • Abertura permanente do Bar da Praia

Julho e Agosto

• Prosseguir e assegurar a época Balnear com o funcionamento do bar
  • Limpeza e manutenção do parque

Setembro

• Dia 15 - Encerramento da época Balnear

Outubro, Novembro e Dezembro

• Manutenção e limpeza do Parque

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 88 (JULHO DE 2018)

ADETULF – Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada

adetulf2

Quando foi criado a ADETULF e quais os seus objetivos?

A ADETULF – Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada foi criada no ano de 2014, com o objetivo de apostar e dinamizar todo o potencial turístico existente na Freguesia da Fundada. Foi criada com o propósito de chegar a acordo com o Município para a elaboração de um protocolo que nos permitisse realizar a gestão do Parque de Campismo Rural e da Praia Fluvial do Bostelim, desenvolvendo a região e aproveitando os recursos florestais e hídricos aqui existentes.

Que projetos e atividades tem a Associação vindo a desenvolver?

Este é já o quarto ano em que estamos a gerir o Parque e a Praia Fluvial do Bostelim, e as atividades que desenvolvemos têm vindo nesse sentido de dinamização do espaço. Temos feito esforços para manter a Bandeira Azul na nossa Praia – única no distrito de Castelo Branco – nomeadamente no que diz respeito à quantidade e qualidade da água.

A nossa Associação tem também organizado Passeios Pedestres pela Rota do Bostelim, Passeios de BTT e temos participado em atividades organizadas por outras instituições, nomeadamente do Desfile de Carnaval e no Festival de Sopas & Petiscos.

Quais os apoios com que contam para a realização dessas atividades?

Conforme referi, temos um protocolo com o Município de Vila de Reu que nos dá algum apoio para a manutenção e gestão do Parque. Depois, todas as maiores obras realizadas neste espaço são comparticipadas pela Câmara Municipal. Temos também o apoio do Instituo do Emprego e Formação Profissional, que nos tem assegurado um funcionário. Para além disso, temos também as receitas provenientes do Bar da Praia.

Que projetos tem a ADETULF previstos para o futuro?

Para o futuro, pretendemos consolidar e projetar o Parque de Campismo Rural e a Praia Fluvial do Bostelim, apostando numa forte divulgação de um espaço que, de ano para ano, tem conseguido aumenta exponencialmente o seu número de visitantes.

Gostaríamos de conseguir desenvolver novas atividades para que, quem nos visita, possa ficar mais tempo e pernoitar na freguesia. O reaproveitamento de casas degradas para turismo ou a criação de bungalows no Parque seria uma ideia a considerar para o futuro.

Vamos ainda tentar que, num futuro próximo, consigamos que as infraestruturas de apoio da praia, nomeadamente o bar e os balneários, possam estar abertos aos visitantes durante os fins-de-semana ao longo de todo o ano.

Ass. Carlos Domingos