Associação "A Bela Serrana"

BELA SERRANA BB
Morada:

Rua de Santo António, N.º 1

Vila de Rei

6110-210 Vila de Rei

Contactos:

Bela Serrana – 916 647 476

A Associação – A Bela Serrana surgiu em 1993, primeiro como Grupo de Cantares de Vila de Rei, que tinha como finalidade a recolha de música popular tradicional. Até que a certa altura se sentiu a necessidade de uma maior organização, tendo-se constituído como associação.
Nos dois primeiros anos a sua atividade foi constituída pela recolha e ensaio da música popular. Em 1995 alargou a sua atividade a outra área – As variedades – com declamação de poesia, representação de pequenos sketchs e peças de teatro, sendo tudo feito pelos membros da Associação, desde os cenários, guarda-roupa, caracterização, etc. Para além destas atividades, tem actuado como grupo de cantares no concelho e um pouco por todo o pais.

Algumas das atividades realizadas pela Bela Serrana são:

• Animação dos Lares de Idosos do Concelho;
  • O cantar das Janeiras e dos Reis;
  • Magusto de São Martinho;
  • Preparação para oferta de um cabaz de Natal;
  • Participação no certame anual - Feira de Enchidos, Queijo e Mel;
  • Organização do Encontro Anual de Grupos de Cantares – Maio a Cantar;
  • Organização de Noite de Fados;
  • Lançamento de um CD;

Órgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 23/02/2017 para o triénio 2017-2020:

Direção:

Presidente – Mário Jorge dos Santos Marmé

Vice-Presidente – Leonel Nunes Cardiga Rodrigues

Tesoureiro - Ana Cristina Marques

Secretário - Catarina Santos Martins

Conselho Fiscal:

Presidente – Gracinda da Conceição Lucas
Secretário – Fernando António da Silva Moura

Vogal – Carlos Manuel Alves Ramos

Assembleia-geral:

Presidente – Luís Manuel Cardiga Lopes

Vice-Presidente – Maria Bela de Jesus Correia de Moura

Secretário – Nuno António Lourenço Pires

Plano de Atividades – 2021

• Janeiro - Canto dos Reis e das Janeiras
  • 8 maio - "Maio a Cantar"
  • maio - Participação no Mercado Medieval
  • 25 julho a 2 de agosto - Participação na FEQM
  • 2 agosto - "Olimpiadas Populares"
  • Dezembro - Atuações nos Lares do Concelho; Jantar de Natal; Concerto de Natal

Disponibilidade para participar nas atividades programadas pelas instituições do Concelho;

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 55 (JULHO DE 2007)

Grupo Bela Serrana

Quando foi fundada a Associação - “ A Bela Serrana “?

R: A Associação – A Bela Serrana surgiu em 1993, primeiro como Grupo de Cantares de Vila de Rei, através de um curso do ensino recorrente e educação extra-escolar, promovido pelo Centro da Área Educativa de Castelo Branco e apoiado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, com a finalidade de recolher a música popular que outrora se cantarolava nos trabalhos do campo.

Sentiu-se, a certa altura, a necessidade de uma maior organização, tendo-se constituído formalmente como associação.

Quais as acções desenvolvidas pela Associação?

R: Nos dois primeiros anos a sua actividade foi constituída pela recolha e ensaio da música popular.

Em 1995 alargou a sua actividade a outra área – As Variedades – com declamação de poesia, representação de pequenos sketchs e peças de teatro, sendo tudo feito pelos membros da Associação, desde os cenários, guarda-roupa, caracterização, etc. Para além destas actividades, temos actuado como grupo de cantares no nosso concelho e um pouco por todo o país. Costumamos, também, ir animar os lares de idosos, cantamos as Janeiras e os Reis, realizamos o magusto pelo São Martinho, recolhemos donativos para um cabaz de Natal que é oferecido a uma família carenciada do nosso concelho, participamos na Feira Anual de Enchidos, Queijo e Mel com a realização de Jogos Tradicionais que denominámos Olimpíadas Populares. O ponto alto da nossa actividade é o Encontro Anual de Grupos de Cantares – Maio a Cantar – que vai já na VI edição. Nos dois últimos anos organizámos uma Noite de Fados que reuniu muitos apreciadores, constituindo um êxito a repetir. Gravámos também um CD com o apoio da Câmara Municipal.

A realização do evento “ Maio a Cantar “ constitui um marco de excelência na produção cultural de Vila de Rei. Qual a chave para o sucesso?

R: Uma característica dos membros da Associação – A Bela Serrana é o seu empenho em tudo o que realiza, tentando fazer sempre o seu melhor. Os grupos de música popular visitantes têm sido muito bem recebidos pela Bela Serrana e o público vilarregense não tem regateado os seus aplausos, dando-nos força para continuar.

Quais os apoios que a Associação tem recebido?

R: A Bela Serrana tem contado com o apoio da Câmara Municipal, de empresas do concelho, de outros grupos musicais e ainda de muitos particulares, incluindo aqui os familiares dos elementos da Associação.

Quais os projectos para o futuro?

R: Têm-nos chegado testemunhos de jovens e adultos que dão como proveitosa a sua passagem pela Bela Serrana, sentindo-se mais à vontade na sua vida académica e profissional, o que nos dá vontade de continuar em frente. É nosso objectivo manter e fomentar nos mais novos o gosto pela cultura musical portuguesa. Vamos agora, também, recomeçar o teatro, que esteve um pouco parado devido à saída de grande parte dos seus elementos para a sua carreira profissional ou de estudantes universitários. Esta actividade conta com a encenação de José Lúcio Vieira, que possui um vasto curriculum e será apoiada pela Câmara Municipal.

Ass. Conceição Gaspar