Teleassistência Domiciliária

Vila de Rei é um concelho com uma população maioritariamente longeva, embora nos últimos anos, tenha havido um aumento da população ativa, a qual constitui elemento fundamental para o desenvolvimento económico e social do concelho.
O isolamento, aliado à dispersão das muitas aldeias existentes no concelho de Vila de Rei, é uma preocupação que esta Autarquia não esquece sempre que é necessário proceder ao delineamento das suas prioridades.
Considerando que as situações de dependência decorrentes da idade, doença prolongada, convalescença, incapacidade, isolamento ou condições económicas desfavorecidas, constituem uma problemática de extrema relevância na sociedade Vilarregense.
Considerando a constante vontade do Município de Vila de Rei, em alargar a sua rede de solidariedade familiar e aumentar as respostas sociais aos cidadãos dependentes, face ao crescente envelhecimento da população, verifica-se a vontade do Município de Vila de Rei, em parceria com instituições desta área, criar um conjunto de medidas, devidamente regulamentadas, do serviço de Teleassistência domiciliária. Neste sentido, este serviço permite ao utente, em situações de emergência de saúde, segurança, ou simples solidão, contactar de imediato (através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz), que ativa os mecanismos necessários para resolver o problema apresentado. Assim, importa implementar medidas e ações que possibilitem a permanência das pessoas em situação de dependência no seu domicílio, garantindo a sua qualidade de vida.
O Município de Vila de Rei assume como um dos objetivos da sua intervenção social assegurar o acesso das populações mais idosas e/ou em situação de dependência, os serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida habitual, mas dispondo da segurança de poderem ser acompanhados por um serviço humanizado e que responderá às mais diversas necessidades, deixando os familiares tranquilos quanto aos ascendentes.
O serviço de Teleassistência Domiciliária HELPPHONE é um serviço de assistência permanente, baseado numa central de atendimento telefónico vocacionada para responder a qualquer situação de emergência, através de um sistema de comunicação rápido e seguro sem a necessidade da existência de um telefone ao alcance da mão, assegurando a reposta aos seus contactos 24 horas por dia, 365 dias por ano.

TELEASSISTÊNCIA

Formas de Apoio em Regime subsidiado (Artº8)

a) Rendimento per capita do agregado familiar, ser igual ou inferior ao Indexante de Apoios Sociais (IAS):
Instalação e mensalidade Grátis;

b) Rendimento per capita do agregado familiar, entre o valor do IAS e 1,5 vezes o IAS:
Desconto de 50% na mensalidade;
Instalação e manutenção grátis

c) Rendimento per capita do agregado familiar, entre 1,5 vezes o IAS e 2 vezes o IAS:
Desconto de 25 % na mensalidade;
Instalação e manutenção grátis

Metodologia de análise:

1. Recebemos os requerimentos até ao último dia útil de cada mês;
  2. No mês seguinte far-se-à a análise dos requerimentos (Visitas domiciliárias/analise dos rendimentos até ao dia 15 desse mesmo mês);
  3. Informação para a reunião de Câmara;
  4. Comunicação do valor da renda aos requerentes, que em anexo irá um destacável que deverão fazer chegar à CMVR preenchido (aceitam ou não aceitam o pagamento do valor);
  5. Elaboração da requisição (aprovisionamento);
  6. Montagem do equipamento no 1.º dia útil de cada.

pdf-icon Regulamento
pdf-icon Requerimento