Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais

Logo ADRC Estevais

Fundada a 12-12-2014

O seu objetivo social é desenvolver e promover eventos recreativos, culturais, sociais e atividades desportivas de lazer. Criar e divulgar convívios entre sócios e a população. Realizar atividades de apoio social para pessoas idosas com e sem alojamento. Intervir, como parceiro social, junto de autarquias, autoridades e outras instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício dos direitos e promoção dos valores fundamentais da pessoa humana.

MORADA:

Rua da Sobreira, N.º 17

Estevais

6110-126 Vila de Rei

CONTACTOS:

André Alves - 913 477 622

Órgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 06/01/2019 para o quadriénio 2019-2022:

ASSEMBLEIA-GERAL:

• 3 de setembro - Passeio de Tratores Agrícolas
  • 18 de novembro - Caminhada Noturna / Magusto com convívio dos sócios

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 79 (JULHO DE 2015)

11118254 10207422208382063 4882020124091538051 n

Quando foi criada a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais e quais os seus objetivos?

R: A Associação foi constituída no dia 12 de Dezembro de 2014, por 19 sócios fundadores. Pretendemos desenvolver e promover eventos recreativos e culturais, atividades desportivas de lazer e realizar convívios que visam recuperar as tradições e costumes da nossa terra, bem como a sua história. Outro dos nossos objetivos é sermos reconhecidos como um parceiro social, da Autarquia, das Juntas de Freguesia, das instituições e de outras entidades. Estamos disponíveis para colaborar sempre que for necessário e no que estiver ao nosso alcance.

Que projetos e atividades tem a Associação vindo a desenvolver?

R: Estamos a recuperar a Antiga Escola Primária. Este espaço foi-nos cedido pelo Município para a sede da nossa Associação, mas precisa de algumas obras de melhoramentos para criarmos as condições mínimas para os nossos sócios e para a população em geral. Neste momento o nosso projeto prioritário é angariar fundos e apoios para essas obras. Gostamos de participar em todas as atividades que nos são propostas e, neste curto período de existência, estivemos no desfile de Carnaval, em que participamos com 3 grupos e ganhamos o 1º lugar na categoria Grupo com Carro, e estivemos presentes na organização da matança do porco, inserida no Mercado Medieval. Além de respondermos aos desafios propostos também desenvolvemos as nossas próprias atividades. No dia 20 de Junho organizámos o 1º Passeio Pedestre - a Rota das Azenhas - onde juntámos cerca de 150 pessoas. Estamos também a trabalhar no 1º passeio de BTT e em novos eventos e ideias para dinamizar a aldeia e o Concelho.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: Para a realização das atividades contamos com a ajuda e apoio da população, dos sócios, que pagam as suas quotas e disponibilizam o seu tempo para estarem presentes na organização dos eventos e ajudar na sua realização. Temos também o apoio do Município, que é fundamental para podermos concretizar as nossas atividades e conseguir levar a cabo as obras da nossa sede.

Que projetos tem a A.D.R.C. dos Estevais previstos para o futuro?

R: Em 2016, nos dias 6, 7 e 8 de Maio, vamos realizar a tradicional festa de arraial na aldeia dos Estevais, a qual já não realiza desde 2002. Um dos projetos que gostaríamos de ver concluído, a médio prazo, é a criação de um parque infantil moderno dentro das normas de segurança, junto à sede. o mesmo já existiu há alguns anos, enquanto funcionava o Jardim de Infância na nossa aldeia. Neste momento ainda se encontram alguns equipamentos velhos que não funcionam devidamente e outros que foram já retirados pois colocavam em causa a segurança dos utilizadores.

Ass. André Alves