Associação da Ribeira

Logo Ribeira

Ribeira
6110-022 Fundada - Vila de Rei

Os festejos em honra do Senhor Jesus dos Milagres, após um interregno de vários anos começaram a realizar-se, concretamente nos anos de 2010 e 2012.
Pretendeu-se desta forma dar um contributo para dinamizar a Comunidade Paroquial e simultaneamente dar continuidade ao evento mais importante da nossa povoação em honra do seu Padroeiro.

Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 7 de abril de 2018, foram eleitos os corpos sociais para o biénio 2018-2019:

Presidente: Helena Isabel Assunção Mendes
Secretário: Luís Manuel Batista da Silva
Vogal: Virgínia Maria Pedro Mateus

Presidente: Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda
Tesoureiro: Célia Margarita Guilherme Antunes
Secretário: Horácio Alves Dias Mendes

Vogal: Abílio Dias Cardiga

Vogal: Carlos Alberto Oliveira dos Santos

Presidente: José Maria Nunes Cardiga
Secretário: Jorge Antunes Miranda
Redator: Diamantino Nunes Mateus

Plano de Atividades 2018

• 11 de fevereiro - Desfile de Carnaval
  • 14 e 15 de março - Festival das Sopas e Petiscos
  • 19 de maio - Passeio Pedestre "Por Pontes e Moinhos"
  • 14 e 15 de julho - Festas da Ribeira
  • 03 de novembro - Magusto
  • Participação no Encontro de Associações

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 80 (DEZEMBRO DE 2015)

Quando foi criada a Associação da Ribeira e quais os seus objetivos?

R: A Associação da Ribeira fez o seu registo notarial em 17 de Março de 2014 e desenvolve as suas atividades dentro do âmbito desportivo e recreativo.

Mas antes de se formar a Associação, em Fevereiro de 2010, foi constituída uma comissão que tinha como objetivo a organização dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da aldeia, Senhor Jesus dos Milagres, os quais já não se realizavam desde o ano 2000.

A comissão, tendo em consideração o enorme acolhimento demonstrado ao reactivamento dos festejos, achou que deveria dar continuidade aos mesmos de dois em dois anos. Pensámos também desenvolver outras atividades durante o ano que mantivessem aceso o espirito de união e participação entre a população da Ribeira.

Para tal, e após uma reunião com todos os habitantes da aldeia, foi votado por unanimidade uma lista que deu origem aos atuais Corpos Gerentes.

Que projetos e atividades tem vindo a desenvolver?

R: A Associação, desenvolveu durante o ano de 2015 várias atividades, como o Convívio dos Reis, em Janeiro, um Passeio Pedestre, em Abril, uma Sardinhada em Junho e, recentemente, o Magusto em Novembro.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: A Associação subsiste com os apoios que a Câmara de Vila de Rei atribui, assim como a Junta de Freguesia da Fundada. Para além disso temos, nas iniciativas que levamos a cabo, conseguido alguns fundos.

Que projetos tem a Associação previstos para o futuro?

R: Além de dar continuidade ao plano de atividades que iniciámos em 2015, em 2016 contamos também realizar em Julho a festa em Honra do Padroeiro da Aldeia, assim como apoiar, caso nos seja solicitado, as iniciativas que a Câmara Municipal de Vila de Rei irá levar a cabo.

Ass. Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda