Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Seada

Seada
Tlm: 910 133 079

Objeto Social:

A promoção e apoio social, a prática cultural, recreativa e desportiva dos seus sócios, visando especialmente todos os sócios que se encontrem no gozo dos seus direitos associativos, e a população em geral, bem como a defesa do Património Histórico-cultural, do domínio público e as tradições regionais de toda a área administrativa da sua implantação.

Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 29 de Abril de 2012, foram eleitos os corpos sociais para o quadriénio 2012-2016:

Presidente: Maria Fátima Dias Cotrim Cândido

Aniversário Associação
30 junho Santos Populares
17 novembro Magusto

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 77 (DEZEMBRO DE 2014)

entrevista p site

Quando foi criada a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Seada e quais os seus objetivos?

R: A Associação foi criada em 28 de Abril de 2012 tendo como objectivos a promoção e apoio social, a prática cultural, recreativa, desportiva.

Que projetos e atividades têm vindo a desenvolver?

R: Até à data realizámos almoços de confraternização de modo a fortalecer a relação dos Seadenses com a aldeia e a promover o seu regresso à terra. Recentemente promovemos uma caminhada ao Cerro do Castelo com o objetivo de promover a divulgação do património histórico e locais de interesse paisagísticos. Dentro nas nossas possibilidades, temos ainda colaborado com a Câmara alertando para alguns problemas na aldeia e acessos, como por exemplo falta de iluminação, ruas sem asfalto, limpeza das valetas, manutenção dos marcos quilométricos, etc. A escola, quando foi cedida para a nossa sede, estava um pouco degradada necessitando de obras que têm vindo a ser realizadas com o apoio da Câmara, como é o caso do telhado. No entanto, existem outros trabalhos como a recuperação das casas de banho e arranjo das paredes que estão a ser efetuados pelos sócios.

Quais os apoios com que contam para realizar essas atividades?

R: A Associação, sendo uma organização sem fins lucrativos, tem contado essencialmente com o apoio dos sócios e da Câmara Municipal de Vila Rei para poder realizar as atividades. Obtivemos ainda a participação da Delta na sequência do pedido de apoio que lhe endereçamos.

Que projetos tem a A.D.R.C. da Seada planeados para o futuro?

R: Além dos almoços de confraternização e caminhadas, pretendemos promover a divulgação de jogos tradicionais e continuar com as obras de reparação e beneficiação da Escola. Pretendemos ainda promover na próxima Páscoa uma Via Sacra entre o Zevão e a Seada, se até lá estiverem reunidas condições para a realizar. Recentemente efetuámos o levantamento de alguns recursos históricos e naturais da Seada que registámos no relatório que iremos entregar na Câmara de Vila de Rei ainda este ano. Nesse relatório aproveitamos para fazer algumas sugestões para o aproveitamento desses mesmos recursos.

Ass. José Carlos Rei