Órgãos Sociais

Plano de atividades 2013/2014

Atividade a Promover  Meta a atingir  Destinatários  Data realização
Explicações Ens. Secundário

(Atividade apoiada e dinamizada pela Autarquia)

Promover apoio escolar com objetivo de melhorar resultados  Alunos Dez. 2013
 Palestra com Tito Morais – Mentor do projeto MiudosSegurosNa.Net Sensibilização de todos os intervenientes, adultos, da comunidade escolar para a segurança na internet  Todos os educadores e cuidadores de jovens e crianças  Março 2014
Formação – “Como ajudar a promover o estudo” – Estratégias Promoção de formação/sensibilização para a promoção do estudo na e fora da escola  Pais e Professores  Janeiro 2014

Técnicas de estudo – Estratégias para estudar com eficiência”

Objetivos: Reconhecer os principais erros cometidos no estudo; Conhecer técnicas para estudar de forma eficaz; Identificar estratégias potenciadoras de sucesso

Desenvolver uma atividade que ajude os alunos a superar dificuldades e que promova a autonomia no estudo Alunos Janeiro 2014

Workshop: “Sensibilização para a importância da relação estre pais e escola.”

Dinamizado pela C.A.F.A.P. de Ferreira do Zêzere

Promover a interação entre os elementos da comunidade escolar Pais Jan/Fev 2014

Festa final de ano

Promover a interação entre os elementos da comunidade escolar

Comunidade escolar Junho 2014

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 76 (JULHO DE 2014)

Quando foi criada a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e quais os seus objetivos?

R: A APEVR - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, foi criada em 1988 e representa Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que frequentam o Agrupamento de escolas do Centro de Portugal.

A APEVR tem como principal objetivo a colaboração com a escola no sentido de ajudar a criar condições que possam contribuir para a educação e formação integral dos alunos, favorecendo a integração do tripé: Família, Escola e Comunidade.

A APEVR tem representatividade no Conselho Geral da Escola com 5 elementos, no Conselho Municipal de Educação com 2 elementos, no Conselho Municipal da Juventude com 1 elemento nomeado como observador e na CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco com 1 elemento.

Que atividades e projetos tem a Associação vindo a desenvolver?

R: Na escola a APEVR mantém contato regular com a Direção do Agrupamento, com vista a desenvolver e reforçar condições que promovam o bem-estar dos alunos no espaço escolar e que facilitem as suas aprendizagens.

De forma a promover apoio escolar e com o objetivo dos alunos obterem melhores resultados, a APEVR, conforme anos anteriores, tem solicitado junto do Município, explicações para os alunos do secundário nas disciplinas em que estes apresentam maiores dificuldades.

No sentido de desenvolver o interesse dos encarregados de educação e dos pais, pelos problemas que hoje em dia se colocam com a utilização da internet, a APEVR proporcionou à Comunidade Escolar uma ação de sensibilização com a presença de Tito Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net: “Riscos online para crianças e jovens: como famílias, escolas e comunidades os podem minimizar”. Assim, foram abordados os benefícios das tecnologias, mas também os riscos a que crianças e jovens estão expostos bem como o que é necessário mudar e os tipos de soluções para garantir a segurança.

Como forma de sensibilizar os elementos da Comunidade Escolar, e de forma a promover a sua interação realizámos um Workshop de sensibilização para a importância da relação entre pais e escola, denominado “Eu e a Escola dos meus filhos”. Esta ação foi dinamizada pela equipa técnica do CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental de Ferreira do Zêzere), onde foram abordadas as rotinas familiares vs necessidades sentidas na escola, estratégias no apoio ao estudo/ trabalhos de casa, comunicação com o professor, sinais de alerta e a quem recorrer.

A APEVR também como forma de promover a interação entre os elementos da comunidade escolar, colabora na organização da festa final de ano.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: As atividades que têm vindo a ser desenvolvidas têm tido o apoio dos associados, do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, das juntas de freguesia, algumas instituições de Vila de Rei, do CAFAP – Ferreira do Zêzere e do Município de Vila de Rei.

Que projetos tem a Associação planeados para o futuro?

R: Pretendemos continuar a criar oportunidades de debates e ações de sensibilização em conjunto com outras instituições, acerca de aspetos relevantes ligados à resolução de problemas educacionais e bem-estar dos alunos, nomeadamente sobre os temas: o papel da família e da escola, a atenção positiva, a importância dos elogios, a autoridade da escola e da família, o fortalecimento dos afetos na escola e na família.

No início do novo ano escolar, pretendemos vir a desenvolver uma atividade que ajude os alunos a superar dificuldades, e que promova a sua autonomia no estudo, com o objetivo de reconhecer os principais erros cometidos no estudo, conhecer técnicas e estratégias para estudar com sucesso.

É assim objetivo da APEVR, continuar a propor e dinamizar atividades junto da escola e da comunidade em geral, que tragam mais-valia aos alunos, e também que corresponda às necessidades sentidas pelos pais e educadores.

“É preciso uma comunidade inteira para educar uma criança.”

Ass. Carla Sofia Duque Sarmento