Associação de Melhoramentos e Acompanhamento das Festas de São Martinho

Morada:

Largo da Capela – São Martinho
6110 – 153 Vila de Rei

A AMAF é uma jovem associação, que surgiu no decorrer da primeira década do 2º Milénio, tendo a mesma, o intuito de dar novamente vida às bem conhecidas e afamadas “Festas de São Martinho”, dando assim continuidade ao esforço e sacrifício das gentes da “Zona da Moita”, que durante anos a fio trabalharam em prol dos benefícios daquela Capelania, que outrora era o ponto de encontro de centenas de pessoas, não só de Vila de Rei, como também das regiões limítrofes, para assistir à eucaristia de domingo, após a qual efectuavam as suas compras e ali conviviam.
Quinze anos volvidos após a última grande Festa de São Martinho, organizada pela antiga Comissão de Festas de São Martinho, a juventude da Zona da Moita arregaçou as mangas e resolveu meter mãos à obra, fazendo assim renascer as afamadas Festas, surgindo a Associação de Melhoramentos e Acompanhamento das Festas de São Martinho.
O principal objectivo da AMAF, passa assim por dinamizar uma zona que tal como tantas outras está a sofrer com o fenómeno da desertificação, sendo composta maioritariamente por seniores, esta associação tenta combater esta realidade e promover esta bela região, limítrofe da Albufeira de Castelo de Bode, realizando a sua festa anual, sendo normalmente das primeiras festas do concelho.
Em 2011, a Festa de São Martinho irá decorrer nos dias 13, 14 e 15 de Maio, sendo de destacar a animação musical, a cerimónia religiosa com a celebração da eucaristia seguida de procissão, bem como os tradicionais petiscos.

Órgãos Sociais

• 30 abril a 1 maio - Participação no Festival das Sopas & Petiscos 2022;
  • 7 agosto - Almoço convívio - Sardinhada;
  • 13 novembro - Realização de Magusto;
  • 31 dezembro - Comemoração de passagem de ano (2022/2023), com jantar, buffet e bolo alegórico.

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 73 (JULHO DE 2013)

Quando foi criada a Associação de Melhoramentos e Acompanhamento das Festas de S. Martinho e quais os seus objectivos?

R: A AMAF é uma jovem associação, que surgiu em 2007, tendo a mesma o intuito de dar novamente vida às bem conhecidas e afamadas “Festas de São Martinho”, dando assim continuidade ao esforço e sacrifício das gentes da “Zona da Moita”, que durante anos a fio trabalharam em prol dos benefícios daquela Capelania, que outrora era o ponto de encontro de centenas de pessoas, não só de Vila de Rei, como também das regiões limítrofes, para assistir à eucaristia de domingo, após a qual efetuavam as suas compras e ali conviviam. A AMAF é constituída maioritariamente por jovens, todos eles oriundos da Zona da Moita.

Quais são as principais actividades e projectos que a Associação tem vindo a desenvolver?

R: O principal objectivo da Associação passa assim por dinamizar uma zona que, tal como tantas outras, está a sofrer com o fenómeno da desertificação. Sendo composta maioritariamente por seniores, esta associação tenta combater esta realidade e promover esta bela região, limítrofe da Albufeira de Castelo de Bode, realizando a sua festa anual, que é, normalmente, das primeiras festas do concelho. Realizamos ainda o tradicional magusto em Novembro. Os fundos conseguidos com as referidas atividades são aplicados na beneficiação e preservação do recinto de festas e na Capela de São Martinho.

Que apoios têm vindo a receber para a realização destas actividades?

R: Os principais apoios desta associação para as actividades já referidas são da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila de Rei, de algumas empresas da região ou com ligação a esta zona e, claro, da boa vontade das pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidas nestas actividades.

Quais são os projectos da Associação de Melhoramentos e Acompanhamento das Festas de S. Martinho para o futuro?

R: A AMAF pretende dar continuidade às tradicionais festividades em honra de S. Martinho, mantendo as tradições locais já enraizadas nesta região. Pretende ainda manter, conservar e melhorar todo o recinto de festas, a Capela e toda a zona envolvente.

Ass. Luís Silva