Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais

Logo ADRC Estevais

Fundada a 12-12-2014

O seu objetivo social é desenvolver e promover eventos recreativos, culturais, sociais e atividades desportivas de lazer. Criar e divulgar convívios entre sócios e a população. Realizar atividades de apoio social para pessoas idosas com e sem alojamento. Intervir, como parceiro social, junto de autarquias, autoridades e outras instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício dos direitos e promoção dos valores fundamentais da pessoa humana.

MORADA:

Rua da Sobreira, N.º 17

Estevais

6110-126 Vila de Rei

CONTACTOS:

André Alves - 913 477 622

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Órgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 12/12/2014 para o quadriénio 2014-2018:

ASSEMBLEIA-GERAL:

Presidente – Carlos Alberto Dias da Silva

1º Secretário - Diogo Gaspar Dias

2º Secretário - Martinho Marques Dias

Suplente - Rui Miguel Rodrigues Silva

Suplente - Fábio Duarte Cardoso da Silva

Suplente - Telma Martins Dias Novo

DIREÇÃO:

Presidente – André Filipe da Silva Alves

Vice-Presidente – César Daniel Marques Dias

Tesoureiro - Augusto António Dias

1º Secretário - Filipe Nuno Dias da Silva

2º Secretário - Carlos Manuel Gaspar da Silva

Vogais:

Manuel Alves Martins

Pedro Jorge Marques Dias

Suplentes:

Fernando Dias Vicente

José António Marques Dias

Hugo Miguel Pinto Fernandes

Isidro António Alves

Rafael Coelho Alves da Silva

Jorge Manuel Silva Coelho

Elisa António Martins Alves

CONSELHO FISCAL:

Presidente – Cristina Isabel Dias Alves

1º Secretário – Paulo Alexandre Alves Martins

2º Secretário - João Carlos da Silva Zeferino

Suplente - Liliana Andreia Silva Dias

Suplente - Diogo Miguel Gaspar da Silva

Plano de Atividades – 2018

  • 11 fevereiro - Participação no Desfile de Carnaval
  • 28 abril - Volta convívio com Passeio TT
  • 11,12 e 13 maio - Festa Anual em honra de Nossa Senhora de Fátima
  • 1 e 2 junho - participação no Festival Rock na Vila com tasquinha
  • 5 agosto - Passeio de motorizadas e motas clássicas
  • 8 setembro - Passeio de carros antigos e clássicos
  • 3 novembro - Caminhada Noturna
  • 3 novembro - Magusto

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 79 (JULHO DE 2015)

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Quando foi criada a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural dos Estevais e quais os seus objetivos?

R: A Associação foi constituída no dia 12 de Dezembro de 2014, por 19 sócios fundadores. Pretendemos desenvolver e promover eventos recreativos e culturais, atividades desportivas de lazer e realizar convívios que visam recuperar as tradições e costumes da nossa terra, bem como a sua história. Outro dos nossos objetivos é sermos reconhecidos como um parceiro social, da Autarquia, das Juntas de Freguesia, das instituições e de outras entidades. Estamos disponíveis para colaborar sempre que for necessário e no que estiver ao nosso alcance.

Que projetos e atividades tem a Associação vindo a desenvolver?

R: Estamos a recuperar a Antiga Escola Primária. Este espaço foi-nos cedido pelo Município para a sede da nossa Associação, mas precisa de algumas obras de melhoramentos para criarmos as condições mínimas para os nossos sócios e para a população em geral. Neste momento o nosso projeto prioritário é angariar fundos e apoios para essas obras. Gostamos de participar em todas as atividades que nos são propostas e, neste curto período de existência, estivemos no desfile de Carnaval, em que participamos com 3 grupos e ganhamos o 1º lugar na categoria Grupo com Carro, e estivemos presentes na organização da matança do porco, inserida no Mercado Medieval. Além de respondermos aos desafios propostos também desenvolvemos as nossas próprias atividades. No dia 20 de Junho organizámos o 1º Passeio Pedestre - a Rota das Azenhas - onde juntámos cerca de 150 pessoas. Estamos também a trabalhar no 1º passeio de BTT e em novos eventos e ideias para dinamizar a aldeia e o Concelho.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: Para a realização das atividades contamos com a ajuda e apoio da população, dos sócios, que pagam as suas quotas e disponibilizam o seu tempo para estarem presentes na organização dos eventos e ajudar na sua realização. Temos também o apoio do Município, que é fundamental para podermos concretizar as nossas atividades e conseguir levar a cabo as obras da nossa sede.

Que projetos tem a A.D.R.C. dos Estevais previstos para o futuro?

R: Em 2016, nos dias 6, 7 e 8 de Maio, vamos realizar a tradicional festa de arraial na aldeia dos Estevais, a qual já não realiza desde 2002. Um dos projetos que gostaríamos de ver concluído, a médio prazo, é a criação de um parque infantil moderno dentro das normas de segurança, junto à sede. o mesmo já existiu há alguns anos, enquanto funcionava o Jardim de Infância na nossa aldeia. Neste momento ainda se encontram alguns equipamentos velhos que não funcionam devidamente e outros que foram já retirados pois colocavam em causa a segurança dos utilizadores.

Ass. André Alves

 

Casa do Povo de São João do Peso

casa do povo

Alvará da Casa do Povo, atribuído em 13 de Maio de 1935.

Morada

Rua Manuel Farinha Portela, nº 1
6110 – 055 São João do Peso

Contactos

Francisco Delgado Brás - 964 069 812

Maria de Lourdes – 274 866 941

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Órgãos Sociais

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente - Martinho Mendes de Oliveira
Secretário - José Ribeiro Martins
2º Secretário - Francisco José de Moura Dias

CONSELHO FISCAL

Presidente - Rogério Paulo Lopes Castanheira Da Silva
Relator - Manuel Delgado Brás
Vogal - José Eduardo Gaspar Martins

DIREÇÃO

Presidente - Francisco Delgado Brás
1º Vice-Presidente - Maria de Lourdes de Oliveira Brás
2º Vice-Presidente - Paulo Manuel Santos Farinha
2º Secretário - Artur Nunes de Oliveira
2º Tesoureiro - Maria do Rosário Pombo Martins Cavalheiro
1º Vogal - João de Oliveira Alves
2º Vogal- Abílio da Silva Alves
- Rogério Paulo Lopes Castanheira da Silva
- José Eduardo Gaspar Martins

ADETULF - Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada

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Fundada a 03-06-2014

A associação tem como fim a defesa e promoção do turismo, o desenvolvimento de ações que defendam e valorizem a fauna, a flora e os recursos naturais da freguesia da Fundada.

Morada

Rua de São José, N.º 24, Silveira - Fundada
6110-132 Fundada - Vila de Rei

Contacto

TLM - 918 843 630

Órgãos Sociais

Ata de Tomada de Posse: 03/03/2019 para o triénio 2019-2021

Assembleia Geral

Presidente: Paulo Jorge Lourenço Pereira
1.º Secretário: Paula Cristina Domingos Dôro
2.º Secretário: Célia Margarita Guilherme Antunes

Direção

Presidente: Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda
Secretário: Bruno Filipe Laranjeira Tereso
Tesoureiro: Maria Isabel Mendes da Mata Pereira

Vogal: Ana Lurdes Tereso Bernardo

Vogal: Paula Alexandra Cardoso Laranjeira Brás

Vogal: Elisabeth Morgado

Vogal: Susana Margarida Laranjeira Tereso

Conselho Fiscal

Presidente: César Mendes Laranjeira
Vogal: Orlando Silva Brás
Vogal: Carlos Emanuel Laranjeira Mendes

A Associação tem como fim a defesa e promoção do turismo, o desenvolvimento de ações que defendam e valorizem a fauna, a flora e os recursos naturais da freguesia da Fundada.

Plano de atividades 2019

  • 4 de maio - Passeio pedestre "Rota do Bostelim" e almoço convívio no Parque do Bostelim
  • 5 de outubro - Almoço convívio com música ao vivo

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 88 (JULHO DE 2018)

ADETULF – Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada

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Quando foi criado a ADETULF e quais os seus objetivos?

A ADETULF – Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada foi criada no ano de 2014, com o objetivo de apostar e dinamizar todo o potencial turístico existente na Freguesia da Fundada. Foi criada com o propósito de chegar a acordo com o Município para a elaboração de um protocolo que nos permitisse realizar a gestão do Parque de Campismo Rural e da Praia Fluvial do Bostelim, desenvolvendo a região e aproveitando os recursos florestais e hídricos aqui existentes.

Que projetos e atividades tem a Associação vindo a desenvolver?

Este é já o quarto ano em que estamos a gerir o Parque e a Praia Fluvial do Bostelim, e as atividades que desenvolvemos têm vindo nesse sentido de dinamização do espaço. Temos feito esforços para manter a Bandeira Azul na nossa Praia – única no distrito de Castelo Branco – nomeadamente no que diz respeito à quantidade e qualidade da água.

A nossa Associação tem também organizado Passeios Pedestres pela Rota do Bostelim, Passeios de BTT e temos participado em atividades organizadas por outras instituições, nomeadamente do Desfile de Carnaval e no Festival de Sopas & Petiscos.

Quais os apoios com que contam para a realização dessas atividades?

Conforme referi, temos um protocolo com o Município de Vila de Reu que nos dá algum apoio para a manutenção e gestão do Parque. Depois, todas as maiores obras realizadas neste espaço são comparticipadas pela Câmara Municipal. Temos também o apoio do Instituo do Emprego e Formação Profissional, que nos tem assegurado um funcionário. Para além disso, temos também as receitas provenientes do Bar da Praia.

Que projetos tem a ADETULF previstos para o futuro?

Para o futuro, pretendemos consolidar e projetar o Parque de Campismo Rural e a Praia Fluvial do Bostelim, apostando numa forte divulgação de um espaço que, de ano para ano, tem conseguido aumenta exponencialmente o seu número de visitantes.

Gostaríamos de conseguir desenvolver novas atividades para que, quem nos visita, possa ficar mais tempo e pernoitar na freguesia. O reaproveitamento de casas degradas para turismo ou a criação de bungalows no Parque seria uma ideia a considerar para o futuro.

Vamos ainda tentar que, num futuro próximo, consigamos que as infraestruturas de apoio da praia, nomeadamente o bar e os balneários, possam estar abertos aos visitantes durante os fins-de-semana ao longo de todo o ano.

Ass. Carlos Domingos

Associação da Ribeira

Logo Ribeira
Morada

Ribeira
6110-022 Fundada - Vila de Rei

Os festejos em honra do Senhor Jesus dos Milagres, após um interregno de vários anos começaram a realizar-se, concretamente nos anos de 2010 e 2012.
Pretendeu-se desta forma dar um contributo para dinamizar a Comunidade Paroquial e simultaneamente dar continuidade ao evento mais importante da nossa povoação em honra do seu Padroeiro.

Órgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 7 de abril de 2018, foram eleitos os corpos sociais para o biénio 2018-2019:

Assembleia-Geral

Presidente: Helena Isabel Assunção Mendes
Secretário: Luís Manuel Batista da Silva
Vogal: Virgínia Maria Pedro Mateus

Direção

Presidente: Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda
Tesoureiro: Célia Margarita Guilherme Antunes
Secretário: Horácio Alves Dias Mendes

Vogal: Abílio Dias Cardiga

Vogal: Carlos Alberto Oliveira dos Santos

Conselho Fiscal

Presidente: José Maria Nunes Cardiga
Secretário: Jorge Antunes Miranda
Redator: Diamantino Nunes Mateus

Plano de Atividades 2019

  • 03 de março - Desfile de Carnaval
  • março - Festival das Sopas e Petiscos
  • 18 de maio - Passeio Pedestre "Por Pontes e Moinhos"
  • maio - Encontro de Associações
  • 09 de novembro - Magusto
  • Participação no Encontro de Associações

Entrevista

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 80 (DEZEMBRO DE 2015)

Quando foi criada a Associação da Ribeira e quais os seus objetivos?

R: A Associação da Ribeira fez o seu registo notarial em 17 de Março de 2014 e desenvolve as suas atividades dentro do âmbito desportivo e recreativo.

Mas antes de se formar a Associação, em Fevereiro de 2010, foi constituída uma comissão que tinha como objetivo a organização dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da aldeia, Senhor Jesus dos Milagres, os quais já não se realizavam desde o ano 2000.

A comissão, tendo em consideração o enorme acolhimento demonstrado ao reactivamento dos festejos, achou que deveria dar continuidade aos mesmos de dois em dois anos. Pensámos também desenvolver outras atividades durante o ano que mantivessem aceso o espirito de união e participação entre a população da Ribeira.

Para tal, e após uma reunião com todos os habitantes da aldeia, foi votado por unanimidade uma lista que deu origem aos atuais Corpos Gerentes.

Que projetos e atividades tem vindo a desenvolver?

R: A Associação, desenvolveu durante o ano de 2015 várias atividades, como o Convívio dos Reis, em Janeiro, um Passeio Pedestre, em Abril, uma Sardinhada em Junho e, recentemente, o Magusto em Novembro.

Com que apoios contam para a realização dessas atividades?

R: A Associação subsiste com os apoios que a Câmara de Vila de Rei atribui, assim como a Junta de Freguesia da Fundada. Para além disso temos, nas iniciativas que levamos a cabo, conseguido alguns fundos.

Que projetos tem a Associação previstos para o futuro?

R: Além de dar continuidade ao plano de atividades que iniciámos em 2015, em 2016 contamos também realizar em Julho a festa em Honra do Padroeiro da Aldeia, assim como apoiar, caso nos seja solicitado, as iniciativas que a Câmara Municipal de Vila de Rei irá levar a cabo.

Ass. Francisco José Gonçalves Pinto de Miranda

Comissão de Melhoramentos e Acompanhamento das Festas da Fundada

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Fundada a 08/04/2004

Morada:

Festas da Fundada
Parque Estacionamento Emília Mendes e Filhos
Silveira
6110-016 Vila de Rei

Orgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse a 19/10/2013 para o ano 2013-2014:

Direção

Presidente: Victor dos Santos Filipe
Vice-Presidente: Carlos Manuel de Oliveira Tavares
Tesoureiro: António da Silva Domingos
Secretário: Manuel da Silva Bento

Comissão de Festas de Santa Margarida

Presidente: Carlos Manuel de Oliveira Tavares
1.º Vogal: José Joaquim Pinto
2.º Vogal: Jorge Marçal Crisóstomo
3.º Vogal: José Carlos Mendes
4.º Vogal: Ivo André Garcia Nunes
5.º Vogal: Luís Manuel Mateus António

Associação de Moradores do Lavadouro

lavadouro

Fundada a 27-09-2013

ContaCto

José de Oliveira Fernandes - 932 826 639

MORADA

Rua da Capela, N.º 18
Lavadouro
6110-132 Vila de Rei

Órgãos Sociais

Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 29 de Novembro de 2013, foram eleitos os corpos sociais para o quinquénio 2013-2018:

Assembleia-Geral

Presidente: Pedro Manuel Marques da Silva
1.º Secretário: José Carlos da Silva Pereira
2.º Secretário: Carlos Sarmento Martins

Direção

Presidente: José de Oliveira Fernandes
Vice-Presidente: Américo António Martins
Tesoureiro: Isabel Fernando Domingos Silva
Secretário: Vera Patrícia Dias Martins

Conselho Fiscal

Presidente: Gabriel Rosa Domingos
1.º Vogal: Ricardo Dias Sarmento
2.º Vogal: Júlio Nunes de Oliveira
3.º Vogal: José Manuel Francisco

 

Plano de atividades 2019

  • 26 de janeiro - Almoço Convívio
  • 27 de abril - Passeio Pedestre - Rota do Ouro
  • 28 a 30 de junho - Festa de arraial com música ao vívo
  • 30 de junho - Torneio de sueca 
  • 27 de julho a 4 de agosto - Participação na Feira de Enchidos Queijo e Mel com uma Tasquinha
  • outubro - Almoço de sócios 
  • novembro - Magusto com partilha e degustação de broas, licores e abafado 
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