Vila de Rei: Assembleia aprova reforço de apoios ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários

apoio bomb

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, na sua reunião ordinária de 24 de junho, a proposta de Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Social aos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, que engloba um conjunto de apoios que pretendem reconhecer o seu importante papel na comunidade e, simultaneamente, estimular o exercício de uma atividade que essencial no apoio às populações.

De entre os apoios e incentivos atribuídos aos Bombeiros Voluntários, destaque para a isenção no pagamento de taxas de licença de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente; desconto de 25% na tarifa de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos; acesso gratuito às piscinas municipais, ginásio e outros equipamentos desportivos; atribuição de Bolsa de Estudo a Bombeiros que frequentem, com aproveitamento, o Ensino Superior (75,00€ mensais por cada um dos dez meses do ano letivo); promoção da capacitação profissional dos jovens Bombeiros desempregados ou candidatos ao primeiro emprego; concessão de apoio psicológico gratuito aos Bombeiros em processos decorrentes das suas funções de voluntariado.

Para Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense, “a aprovação destas medidas vem reconhecer e dar mérito ao valiosíssimo trabalho que os Bombeiros Voluntários exercem em Vila de Rei. São homens e mulheres que, em regime de voluntariado, realizam serviços aos quais, muitas vezes, está inerente a assunção do próprio risco em prol da segurança de outras pessoas e bens. O nosso Concelho, com uma área florestal bastante grande e com um importante foco económico na área social, tem assim de valorizar e reconhecer o trabalho dos Bombeiros, que se torna ainda mais essencial.

Esperamos ainda que todos estes incentivos venham valorizar o trabalho do atual corpo ativo dos Bombeiros e melhorem as condições de atração de mais pessoas para esta atividade, garantindo a sua eficácia nas suas mais diversas funções de apoio à comunidade Vilarregense.”

A proposta de regulamento aprovada pode ser consultada na hiperligação que se segue: