Vila de Rei celebra Feriado Municipal

IMG 5859

Vila de Rei celebrou, no dia 19 de Setembro, os 733 anos da atribuição do foral por D. Dinis, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal de Vila de Rei e que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, Paulo Brito, e do Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires.

A iniciativa foi marcada pela entrega dos Apoios à Fixação da População Jovem no Concelho de Vila de Rei, Bolsas de Mérito Escolar, Bolsas de Estudo Escolar e Bolsas de Mérito no Percurso Escolar, através da renovada medida de apoio à fixação da população no Concelho de Vila de Rei.

O Município voltou, desta forma, a apoiar as pessoas que iniciaram a sua vida conjugal e/ou constituíram família recentemente no concelho de Vila de Rei, atribuindo, este ano, 10 subsídios de apoio ao casamento/união de fato, 12 de apoio ao nascimento e 3 de apoio à fixação de residência.

Foram também entregues 2 Bolsas de Mérito Escolar, 6 Bolsas de Estudo escolar e 13 Bolsas de Mérito no Percurso Escolar.

De seguida, as celebrações prosseguiram com a entrega da Medalha de Bons Serviços do Município de Vila de Rei aos funcionários Gracinda da Conceição Dias, Maria Bela de Jesus Correia Moura, Maria Manuela Martins Domingos, Maria da Luz Barreira Coelho Dias, Teresa de Jesus Gaspar dos Santos, e Isidro Antunes Alves, que completaram 25 anos ao serviço da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Houve também lugar à entrega das Medalhas de Mérito Municipal às seguintes associações: CCDR Fundada, ACDR Brejo Fundeiro, Associação de Caça e Pesca do Centro de Portugal, Liga Cultural dos Amigos do Vilar do Ruivo, ACDR do Vale da Urra, Cooperativa de Produtores de Mel de Vila de Rei – MELREI, ADRC Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural, e Associação e União Desportiva Cultural de Lousanenses.

Foi ainda distinguido com a Medalha de Ouro Municipal o Dr. Alberto da Silva Barata, enquanto figura impar do Concelho.

Durante a cerimónia, o Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirmou que “Com esta cerimónia relembramos o passado com a atribuição a 19 de setembro de 1285 do Foral pelo rei D. Dinis e assumimos a efeméride para irmos mais além, continuando a fazer mais e melhor. O dia 19 de setembro relembra de forma categórica a nossa memória, a nossa identidade concelhia e, para mim, a oportunidade para manifestar o orgulho e a honra de exercer o cargo de Presidente da Câmara de tão nobre concelho.

Procuramos construir oportunidades porque não é justo que os Vilarregenses tenham de abandonar a sua terra para encontrar emprego. Apostamos, pois, em políticas para tornar o concelho cada vez mais atrativo para o investimento de modo a que aqui encontrem condições para viver com dignidade, para estudar, para trabalhar e para envelhecer.

A saúde, a educação, a segurança social, o apoio aos mais desfavorecidos, a preservação e promoção dos nossos recursos endógenos, o apoio aos agentes económicos e empresários são parte integrante deste ciclo económico de desenvolvimento que temos vindo a concretizar de modo a que as respostas sociais, económicas, educativas e culturais correspondam às expetativas dos Vilarregenses. Em suma, investimos nas pessoas.

A intervenção na educação procura proporcionar uma maior satisfação das necessidades das crianças, alunos, pais e encarregados de educação, traduzida na requalificação do parque escolar, na modernização dos equipamentos, na implementação de medidas de apoio socioeducativo que incluem, entre outras, a atribuição de benefícios e auxílio económico bem como no apoio à família com uma política de cedência dos manuais escolares gratuitos e banco de livros escolares, pagamento das refeições escolares e transporte escolar inter-concelhio gratuito, explicações gratuitas, medidas e condições que consideramos indispensáveis para uma educação universal e gratuita. Paralelamente, procuramos estimular e apoiar os nossos jovens no seu percurso escolar pelo que vão ser concedidas seis bolsas de estudo e duas de mérito a alunos que frequentam o ensino superior.

A inovação nos apoios educativos vai traduzir-se na atribuição, pela primeira vez, de bolsas de mérito no percurso escolar, distinguindo um aluno/aluna de cada nível do ensino regular e profissional, ou seja, do primeiro ao 12º ano de escolaridade, num total de 13 jovens.

A atribuição destas bolsas de estudo por mérito é o nosso reconhecimento pelo esforço, trabalho, empenho, dedicação e excelência escolares das/os estudantes, fornecendo-lhes meios que contribuam para um aumento das suas competências pessoais e sociais, incentivando-os no seu crescimento humano e intelectual e ao mesmo tempo referências e exemplos a seguir pela restante comunidade educativa.

Simultaneamente, procuramos alargar o apoio às famílias. Na sua reunião ordinária de 4 de maio deste ano, o executivo camarário aprovou alterações ao Regulamento de Apoio à Fixação da População, reforçando as medidas de apoio às pessoas que fixarem residência no concelho. Os apoios ao nascimento, casamento e constituição de agregados familiares foi uma medida inovadora do nosso concelho.

No âmbito das políticas de ação social estão contemplados outros apoios aos pais tais como creche, jardim de infância, ATL, férias desportivas e um subsídio, por criança, para a aquisição de produtos relacionados com a alimentação, amamentação, segurança, higiene e bem-estar, a ser utilizado nos estabelecimentos comerciais do concelho.

Acreditamos que com os apoios à fixação, nascimentos, casamentos, o concelho de Vila de Rei irá ter mais, melhores e ilustres Munícipes.”

As celebrações do Feriado Municipal terminaram no Parque de Feiras de Vila de Rei, com a realização do Almoço Comunitário que juntou centenas de pessoas, animadas pela atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei.