Concertos, Espetáculo de Circo, Teatro de Rua e Percurso Artístico: “Os Caminhos da Água” estão de regresso a Vila de Rei

melech mechaya

Vila de Rei vai receber, entre os dias 13 e 22 de julho, um conjunto de espetáculos de índole cultural, com a realização da segunda edição dos “Caminhos da Água”, uma iniciativa organizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com o apoio do Município de Vila de Rei.

Na noite de 13 de julho, pelas 21h30 num palco montado no Largo do Mercado Municipal, os Melech Mechaya fazem o seu primeiro concerto em Vila de Rei. Apontados como a primeira e mais proeminente banda de música Klezmer (com inspirações na música cigana, árabe e dos balcãs) em Portugal, o quinteto de músicos vai mostrar os seus principais trabalhos, como fez já em alguns dos principais palcos nacionais como Rock in Rio, Super Bock Surf Fest, Festa do Avante, Festival do Sudoeste, Bons Sons, Sol da Caparica, Casa da Música, Cinema São Jorge ou Centro Cultural de Belém.

Entre os dias 13 e 15 de julho, será ainda realizado, pela Burilar, o Percurso Artístico “De mapa na mão”. A iniciativa vai ter início junto à Igreja Matriz de Vila de Rei, marcado para as 10h00 e 16h00 de dia 13, para as 19h00 de dia 14 e para as 10h00 de dia 15.

No dia 20 de julho, é a vez da Praia Fluvial do Penedo Furado receber o espetáculo de Circo Contemporâneo “The Funes Van”, pela companhia espanhola “The Funes Troup”. Com divertidos números de malabarismo e acrobacias, o espetáculo mostra as três personagens a querer divertir-se, sem preocupações, numa caravana e, simultaneamente, expor o lado irracional, egoísta e inútil das ideias do ser humano.

Na noite de 21 de julho, o espetáculo muda-se para o Centro Geodésico de Portugal, com a companhia espanhola Ytuquepintas, a apresentar o espetáculo “Sueños de Arena”. A iniciativa combina arte com areia, circo, música, marionetas e pintura rápida, com um ilustrador, apenas com as mãos e areia sob cristal, a criar diferentes histórias, emoções e atmosferas.

Os espetáculos desta edição dos “Caminhos da Água” terminam a 22 de julho, na Praia Fluvial do Bostelim, com o Projeto EZ a apresentar o seu Teatro de Rua “EZ SUB”. No interior de um submarino urbano que dá vida a momentos únicos, o projeto transforma o público em ator e performer, expondo a experiência cénica ao serviço da inovação e da experiência sensorial.

O CAMINHOS é um programa cultural em rede que acontece em treze municípios do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Toda a programação do CAMINHOS é gratuita, com propostas para todas as gerações e perfis, e inclui as áreas da música, teatro, dança, teatro de rua, circo contemporâneo e percursos artísticos, trazendo à região uma dinâmica cultural inédita.

Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e dos municípios que a compõem, pretende dinamizar cultural e turisticamente a região e é, além de tudo, uma justificação para um encontro. Um encontro dos artistas com as comunidades, dos residentes com os vizinhos ou outros visitantes, da arte com o entretenimento e da cultura com a paisagem natural, lançando um convite à descoberta destes concelhos e da sua diversidade, agora enriquecida por um programa cultural que amplia a experiência de quem os visita.

caminhos geral