Bandeira Azul e Bandeira ‘Praia Acessível’ hasteadas na Praia Fluvial do Bostelim pelo terceiro ano consecutivo

bandeira azul2018

A Praia Fluvial do Bostelim recebeu oficialmente a sua terceira Bandeira Azul e Bandeira “Praia Acessível”, numa cerimónia realizada na tarde de 18 de junho e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, do Vereador do pelouro do Ambiente, Jorge Tavares, do presidente da Junta de Freguesia da Fundada, Manuel da Silva Mendes, e do Presidente da Associação concessionária do espaço, ADETULF, Carlos Domingos.

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é uma distinção de excelência que foi atribuída, em 2018, a apenas 33 praias fluviais a nível nacional.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços

Em 2018, foram atribuídas 332 Bandeiras Azuis em território nacional, divididas em 299 praias costeiras e 33 praias fluviais.

A Praia Fluvial do Bostelim foi novamente a única do distrito de Castelo Branco a receber esta distinção e uma das quatro da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (juntamente com Aldeia do Mato, Agroal e Carvoeiro).

A Praia Fluvial do Bostelim voltou igualmente a receber também a Bandeira de “Praia Acessível”, que pretende destacar as praias portuguesas que asseguram as melhores condições de acessibilidade, garantindo a sua utilização com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

O Presidente do Município Vilarregense, Ricardo Aires, adiantou que “as zonas balneares do Concelho de Vila de Rei voltam, este ano, a ver reconhecidas as suas enormes qualidades e potencialidades. Este importante galardão, à qual se junta a distinção de ‘Praia com Qualidade de Ouro’ às Praias de Fernandaires e Zaboeira, enche-nos de orgulho e motiva-nos a, cada vez mais, dotar as nossas zonas balneares das melhores condições para receber os milhares de visitantes todos os anos se deslocam a Vila de Rei.”