Vila de Rei destacada em guia de apoio ao visitante da Estrada Nacional 2

guia en2

“Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada Nacional 2” é o nome do livro, editado e produzido pela “Foge Comigo! – guias de destino”, que pretende transformar-se num imprescindível guia para todos os interessados em percorrer esta famosa estrada.

A obra divide-se em quatro grandes partes (que depois se subdividem de dezenas de diferentes separadores) – Descobrir a EN2, Conhecer a EN2, Sentir a EN2 e Apoio ao Visitante, sendo que em todas elas há referências ao Concelho de Vila de Rei.

O património Vilarregense surge então representado pelo Centro Geodésico de Portugal (com uma página) e pela etapa 14 (de 20) do Percurso, denominada “Serra da Milriça”, onde, ao longo de cinco páginas, se mostram detalhes do percurso Vilarregense da EN2, dendo igualmente feitas referências aos principais pontos culturais do Concelho.

Mais para a frente neste Guia, é ainda dedicada uma página ao Museu da Geodesia, no separador Espaços a Visitar, e duas páginas às Casas de Água Formosa, no separador Onde Dormir.

Ao longo do livro são ainda feitas referências ao Miradouro do Centro Geodésico de Portugal, Praias Fluviais de Fernandaires, Pego das Cancelas, Bostelim e Penedo Furado, Bikehotel de Água Formosa, Grande Rota do Zêzere, Grande Rota da Prata e do Ouro, Caminho de Xisto de Água Formosa, Rota do Bostelim, Rota das Conheiras, Parque de Autocaravanas e Posto de Turismo de Vila de Rei.

O Vice-Presidente da Autarquia Vilarregense e responsável pelo pelouro do Turismo, Paulo César Luís, adianta que “Vila de Rei possui uma histórica ligação à Estrada Nacional 2 e este guia de apoio ao visitante vem mostrar a importância do nosso Concelho para esta mítica estrada. Julgamos que esta a revitalização que tem sido feita à EN2 pode ser muito importante para os Concelhos que ela atravessa e este guia será certamente um importante apoio para todos os visitantes que venham a desfrutar desta estrada e de tudo o que esta viagem possa acarretar.”

Com o objetivo de valorizar, requalificar e revitalizar a EN2, foi criada a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, que junta 33 municípios abrangidos por esta estrada, e que pretende aproveitar todo o potencial paisagístico e patrimonial da EN2, com um projeto de dinamização desta estrada histórica, tal como já feito com as reconhecidas “Route 66”, nos Estados Unidos da América, e com a “Ruta 40”, na Argentina.

A Estrada Nacional 2 liga Chaves a Faro numa distância de 738 quilómetros, atravessando territórios tão diferenciados como as vinhas do Douro, a zona do Pinhal e o Centro Geodésico de Portugal, as planícies alentejanas ou as praias algarvias.

O livro “Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada Nacional 2” tem um preço de 20€ e pode ser adquirido na Câmara Municipal de Vila de Rei, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, nos Museus do Concelho e na Loja das Aldeias do Xisto, em Água Formosa.