Município apresenta Orçamento para o ano de 2018

orcamento 2018

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, por maioria, em reunião realizada a 20 de novembro, o Orçamento do Município para o ano de 2018, com um aumento de verbas de 9,6% em relação ao ano anterior.

O orçamento aprovado para o ano de 2018 é de 7.190.000€ (sete milhões, cento e noventa mil euros), num considerável aumento face aos 6.560.000€ (seis milhões, quinhentos e sessenta mil euros) do ano de 2017.

Entre os investimentos previstos para obras/aquisições ao longo de 2018, destacam-se as vertentes Educação (projeto de construção de Creche Municipal e a  comparticipação total na aquisição de manuais escolares para o Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo e Ensino Secundário), Proteção Civil (projeto para heliporto), Ação Social (criação de projetos que visam a inclusão social e o combate à solidão), Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza (construção do Parque Urbano da Vila, ações de reflorestação com a plantação de medronheiros, castanheiros, carvalhos e outras árvores endógenas, ações de silvicultura preventiva junto às aldeias), Desporto, Recreio e Lazer (projeto de Quinta Pedagógica), Indústria e Energia (infraestruturas urbanísticas na Zona Industrial do Souto, eficiência energética na iluminação pública e edifícios públicos), Mercados e Feiras (Requalificação do Mercado Municipal - projeto) e Turismo (requalificação e implementação de vários equipamentos de apoio balnear em Fernandaires – projeto).

A concretização de algumas ações enunciadas será garantida por financiamento proveniente de candidaturas a fundos comunitários ou estatais e pelo orçamento municipal, sendo que a sua execução está dependente da operacionalidade dos diversos programas de funcionamento.

Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, refere que “a aposta que tem vindo a ser realizada nas políticas de promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos Vilarregenses volta a estar bem vincada neste orçamento. Com uma forte aposta nas áreas da Educação, Ação Social e Económica, pretendemos assegurar o presente e o futuro dos nossos habitantes, gerando as condições ideais para que estes se possam fixar no nosso Concelho.”