Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade presente em Vila de Rei para assinatura de protocolo de cooperação entre os Municípios do Médio Tejo

protocolo social1

Vila de Rei foi o palco escolhido para a assinatura de um Protocolo de Cooperação, entre 12 dos Municípios do Médio Tejo, para a “Igualdade e Não Discriminação – Nova Geração”, numa iniciativa que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

Durante a sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, o Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, manifestou que “o estabelecimento de parcerias entre 12 Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género permitirá a implementação de medidas tendentes a uma mudança de paradigmas, eliminando todas as formas de discriminação baseadas no género. Tenho a certeza que, com a construção de uma sociedade plena na sua cidadania, todos nós vamos ter boas razões para cimentar a nossa fé no futuro.”

O autarca aproveitou ainda para salientar que “o Município de Vila de Rei é hoje reconhecido pela sua sensibilidade para a Ação Social, sendo que, ao receber a assinatura deste protocolo, estamos a consolidar ainda mais a nossa posição enquanto referência nesta área, mostrando a força que a vertente Social tem no nosso Concelho.”

Nas suas declarações, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, afirmou que          “com um protocolo à escala regional, a juntar ao trabalho direto que tem sido implementado individualmente pelos Municípios, conseguiremos potenciar as boas práticas, as experiências e as dificuldades de cada um. Estas 12 Autarquias apresentam já uma longa história nestas matérias e tornam-se agora mais ambiciosas no que a estes temas diz respeito, continuando simultaneamente com as suas políticas de proximidade junto das suas comunidades.”

O objetivo do protocolo centra-se no desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade entre mulheres e homens e de combate à violência e à discriminação, alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND).

O protocolo prevê ainda contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, não discriminação e não-violência, junto das populações.

protocolo social2