Pandemia não trava reciclagem em Vila de Rei

reciclagem20

Em pleno período de confinamento, os Vilarregense foram exímios e continuaram ativamente a promover os hábitos diários de reciclagem, tendo-se verificado um aumento de 17,5% na reciclagem dos resíduos de embalagem, em comparação com o período homólogo do ano anterior. A mesma situação se verifica na reciclagem do papel e cartão com um aumento de 11,2 %.

A reciclagem de vidro registou um decréscimo de 32,2 %, justificado pelo cancelamento de todas as atividades culturais, artísticas e desportivas, conforme as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Mesmo numa altura em que o apelo era ficar em casa, e com alguns Municípios a tomarem decisões de suspensão da recolha dos resíduos recicláveis, o Município de Vila de Rei, consciente do serviço público importante e fundamental que assegura, continuou ativamente a garantir todos os dias a recolha dos resíduos, tendo sido tomadas todas as precauções conforme as orientações das entidades competentes, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral da Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos.

“Acreditamos que, apesar de todos os constrangimentos, este crescimento deve-se em grande parte ao envolvimento e participação dos Vilarregense e de todos aqueles que todos os dias recolhem e separam os seus resíduos, colocando-os nos ecopontos, contribuindo para a preservação ambiental da nossa região”, afirma Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.