Museus Vilarregenses preparam atividades para 2016

Museu Municipal 1

O executivo camarário de Vila de Rei aprovou, na sua reunião ordinária de 15 de dezembro, o Plano de Atividades dos Museus do Município de Vila de Rei para o ano de 2016.

Para além das visitas-guiadas proporcionadas aos seus visitantes, o Museu Municipal, Museu de Geodesia, Museu do Fogo e da Resina, Museu da Escola da Fundada e o Núcleo Museológico da Antiga Cadeia irão organizar, ao longo de 2016, diversas atividades que pretendem atrair novos públicos e promover a participação da comunidade Vilarregense nestes espaços.

Do Plano de Atividades destacam-se as Exposições Temporárias, a terem lugar nos respetivos Espaços de Exposições, a divulgação, colocação em destaque da “Peça do Mês”, “Caixa do Mês”, o “Objeto do Mês” (que levam, mensalmente, um objeto das respetivas coleções a outros espaços culturais, sensibilizando para a visita aos Museus e para a importância do seu património), e diversos Ateliers Educativos (com a dinamização de diversas atividades para as crianças do pré-escolar ,  1º ciclo e 2.º ciclo).

De realçar o novo projeto “O Museu oferece, o Museu vai à Escola!” que vai permitir que as escolas usufruam de um conjunto de recursos educativos sem se deslocarem ao Museu.

Outras das atividades a assinalar são as comemorações do Dia Internacional dos Museus, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Noite dos Museus, Jornadas Europeias do Património ou o Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.

Encarados como importantes polos interpretativos e educativos, os Museus Vilarregenses têm conseguido atrair milhares de visitantes anualmente, encarando-os o Município como um dos principais atrativos culturais do Concelho.